Cinco F-16 da Força Aérea participaram no exercício multinacional NOBLE ARROW 2016 – integrado no exercício JOINT WARRIOR, do Reino Unido –, que decorreu entre os dias 10 e 20 de outubro, a partir da Base de Lossiemouth, Escócia. O objetivo principal: certificar os Comandos e as Forças da NATO RESPONSE FORCE 2017.
Os caças portugueses juntaram-se assim a mais de 70 aeronaves militares de vários países aliados, para treinar a prontidão, a cooperação e a interoperabilidade de meios.
"É uma excelente oportunidade de reforçar a relação com os parceiros da NATO", considerou Major Ribeiro, Comandante do destacamento português e Comandante da Esquadra 201 – Falcões. “Neste cenário complexo, envolvendo várias bases aéreas e também a interação com meios navais, a coordenação e a comunicação eficazes são alguns dos nossos desafios".
As missões, diurnas e noturnas, decorreram numa vasta área da Escócia e da Inglaterra, permitindo "aprimorar processos e maximizar a eficácia da operação para futuras missões da NATO RESPONSE FORCE (NRF)", acrescentou o Comandante. Outra das mais valias do exercício, foi a possibilidade de cumprir objetivos de treino das esquadras da Força Aérea envolvidas no exercício.