O General Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, General Luís Evangelista Esteves de Araújo despediu-se da Força Aérea no dia 03 fevereiro de 2014 numa Cerimónia carregada de simbolismo.
A Cerimónia teve início no Comando Aéreo (CA) em Monsanto, continuando de seguida na Base Aérea nº6 (BA6) no Montijo, onde decorreram a maior parte das atividades, com destaque para as Honras Militares seguidas do Desfile das Forças em Parada.
Enquanto militar da Força Aérea destaca-se a missão de serviço no teatro de operações no Norte de Moçambique, de outubro de 1972 a outubro de 1974, e as cerca de mil horas de voo no helicóptero Alouette III. De outubro de 1974 a outubro de 1981 serviu na Base Aérea Nº 6 (Montijo), onde foi Comandante da Esquadra 551 (Alouette III) durante quatro anos. A ligação a esta aeronave é por demais evidente, tendo sido a mais marcante na sua carreira de Piloto-Aviador totalizando 3000 horas de voo.
Da folha de serviço do General Araújo constam ainda várias condecorações, das quais se destacam uma Cruz de Guerra (2ª Classe), uma Medalha de Mérito Militar de 1ª classe, três Medalhas de Ouro e duas Medalhas de Prata de Serviços Distintos, uma Medalha de Mérito Aeronáutico de 1ª classe, uma Medalha de Cruz Naval (2ª Classe), a Medalha de Ouro de Valor Militar (colectiva) e a Grande Cruz de Mérito Aeronáutico do Reino de Espanha.