Partiu no dia 02 de agosto, da Base Aérea N.º 5 (Monte Real), o último contingente de militares da Força Aérea Portuguesa para a Lituânia, no âmbito da missão Baltic Air Policing 2018 e Assurrance Measures 2018.
Estes militares substituíram os seus camaradas que se encontravam no país, efetuando assim a última rotação desde o ínicio das duas missões.
O Tenente-Coronel Nuno Monteiro da Silva é o novo Comandante dos Destacamentos Portugueses, e Senior Representative de todas as Forças Militares Portuguesas destacadas na Lituânia, tendo substituido na função o Tenente-Coronel Luís Silva.
Na Base Aérea de Siauliai encontram-se destacados dois contingentes militares portugueses, um no âmbito da missão Baltic Air Policing, composto por quatro aeronaves F-16M e cerca de 90 militares e outro no âmbito das Assurance Measures, composto por uma aeronave P-3C CUP+, da Esquadra 601 - "Lobos", e por 30 militares de diversas especialidades.
Os contingentes portugueses encontra´m-se a realizar missões de policiamento aéreo e patrulhamento marítimo nos países bálticos (Lituânia, Estónia e Letónia), assegurando a integridade do espaço aéreo e marítimo da NATO.