O Centro de Formação Militar e Técnico da Força Aérea (CFMTFA), na Ota, abriu as portas à Seleção Nacional de Paraciclismo, para fazer as avaliações aos seus atletas.
A escolha da Seleção de Paraciclismo recaiu especificamente no CFMTFA pelo elevado grau de segurança e pela possibilidade de controlo das variáveis que influenciam diretamente a performance, como o declive da estrada, a velocidade de deslocamento e a superfície de prática. Esta Unidade reúne assim as condições ideiais para avaliar estes atletas e fazer o controlo temporal deste tipo de avaliação, garantindo a reprodutibilidade dos testes em causa.
A série de avaliações incluiu testes progressivos e máximos para determinação do limiar de lactato, prova cronometrada para determinação da velocidade média máxima estável e nível de lactato produzido e testes de decaimento da velocidade para avaliar o arrasto aerodinâmico e atritos das bicicletas.
A Federação Portuguesa de Ciclismo considera que as avaliações foram um sucesso e que o espaço do CFMTFA lhes proporcionou condições para obterem resultados ainda melhores que os esperados.