Conteúdo principal

O Capitão Eduardo Manuel Marques de Matos Gonçalves nasceu em Lisboa, em novembro de 1980. Ingressou na Força Aérea no Curso de Formação de Oficiais do Regime de Contrato, no Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea (CFMTFA) em junho de 2007.

Entre novembro de 2007 e setembro 2012, esteve colocado no Aeródromo Manobra nº1 (AM1) em Maceda, desempenhando as funções de Médico Veterinário no Centro de Treino Cinotécnico da Força Aérea. Em setembro de 2012 ingressou no Estágio Técnico Militar da Especialidade de Polícia Aérea, na Academia da Força Aérea (AFA), em Sintra.

Em 01 de outubro de 2013 foi promovido ao atual posto. Colocado na Base Aérea Nº 5, em Monte Real, entre 2014 e 2015, desempenhou funções de Comandante das Unidades de Intervenção e Comandante de Esquadrilha de Prontidão Operacional, na Esquadra de Polícia Aérea.

Entre agosto e outubro de 2014, completou o Curso de Treinador Tratador de Cães Militares. Posteriormente, entre março e junho de 2015, qualificou-se no Curso de Instrutor Treinador Tratador de Cães Militares.

Colocado no Comando Aéreo (CA), entre junho de 2015 e março de 2016, desempenhou funções de Adjunto para a Cinotecnia, na Repartição de Recursos do Gabinete Coordenador de Segurança Militar da Força Aérea.

Esteve em diligência, entre janeiro e março de 2016, no Centro de Treino Cinotécnico da Força Aérea como Instrutor dos Cursos de Monitor e Treinador Tratador de Cães Militares e de Treinador Tratador de Cães Detectores de Droga.

Entre março e agosto de 2016, foi colocado no AM1 em Maceda, desempenhando as funções de Comandante em exercício do Centro de Treino Cinotécnico da Força Aérea.

Em 02 de agosto de 2016 toma posse como Comandante do Centro de Treino Cinotécnico da Força Aérea.

O Capitão Eduardo Gonçalves é licenciado em Medicina Veterinária, pela Faculdade Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa.

Possui, para além dos cursos de formação já mencionados, o Curso de Formação Pedagógica de Formadores, o Curso de Reconhecimento e Pesquisa de Engenhos Explosivos, o Curso de Combate a Incêndios/ Utilização de Equipamento de Proteção Individual Aparelho Respiratório Isolante de Circuito Aberto para Militares com Funções de Segurança.

O Capitão Eduardo Gonçalves possui um louvor e uma condecoração, a Medalha de Cobre de Comportamento Exemplar.

O Capitão Eduardo Gonçalves é solteiro.