Conteúdo principal

O Sargento-Mor de Secretariado e Apoio dos Serviços Paulo José Ferreira de Vasconcelos nasceu em Lisboa, a 29 de setembro de 1961. Ingressou na Força Aérea Portuguesa no dia 10 de maio de 1982, na Base Aérea N.º 3 (BA3), em Tancos, para o cumprimento do serviço militar obrigatório, tendo jurado bandeira a 30 de junho do mesmo ano. Concluiu o curso de preparação complementar e técnica da especialidade de amanuense, a 18 de agosto de 1982, tendo sido o melhor aluno. Ainda em 1982 foi colocado, em Lisboa, na Direção do Serviço de Instrução (DSINST).

A 07 de fevereiro de 1986 ingressou nos Quadros Permanentes (QP) após conclusão do Curso de Formação de Sargentos realizado no Centro de Instrução N.º 2 da Base Aérea N.º 2 (CI2/BA2). Na sequência do ingresso nos QP, foi colocado na Direção do Serviço de Pessoal (DSP), em Alfragide, a desempenhar funções de Chefe do Posto de Recolha de Dados e Teleprocessamento e da Área responsável pelos ficheiros de moradas e identificação do Sistema de Informação de Gestão da Aérea do Pessoal (SIGAP).

A 11 de abril de 1988 foi transferido para a Secção de Vencimentos do Comando Operacional da Força Aérea (COFA).

Regressou à Direção de Pessoal (DP) em outubro de 1989 para o cargo de Gestor de Tabelas do SIGAP, funções que manteve até abril de 2016.

Foi promovido a Sargento-Mor a 17 de dezembro de 2014.

A 16 de abril de 2016 assumiu as funções de Tesoureiro e Adjunto do Chefe do Núcleo Administrativo-Logístico da Cooperação Técnico Militar em Angola.

Regressou a Portugal em maio de 2017, voltando a ser colocado na DP.

A 11 de dezembro de 2017, a convite de Sua Excelência o General Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), assumiu as funções de Assessor do General CEMFA para a Categoria de Sargentos.

Da sua folha de serviço constam nove louvores e oito condecorações, das quais se destacam a Medalha de Prata de Serviços Distintos, Medalhas de Mérito Militar de 3.ª e 4.ª classes, a Medalha de Mérito Aeronáutico de 4.ª Classe e a Medalha de Ouro de Comportamento Exemplar.

O Sargento-Mor Paulo Vasconcelos é casado, tem um filho e vive em Almada.