Conteúdo principal

O Coronel Técnico de Manutenção de Material Terrestre António Pedrosa de Oliveira nasceu a 16 de abril de 1964, na freguesia de Alqueidão, concelho da Figueira da Foz.

Foi incorporado na Força Aérea em 04 de janeiro de 1984, tendo frequentado na Base Aérea n.º 2, Ota, o Curso de Formação de Oficiais Milicianos da especialidade de Técnicos de Manutenção de Material Terrestre, que terminou em outubro desse ano.

Enquanto Oficial Miliciano TMMT desempenhou funções de Chefe da Secção de Transportes Auto e Chefe da Secção de Combustíveis, na Base Aérea n.º 5, Monte Real.

Em setembro de 1987 iniciou, no CFMTFA, a frequência do Curso de Formação de Oficiais para ingresso nos Quadros Permanentes, na especialidade de Técnicos de Manutenção de Material Terrestre, que concluiu em maio de 1989, tendo sido colocado na Base Aérea nº 3, em Tancos, onde foi Chefe do Gabinete Técnico do Grupo de Apoio, Comandante da Esquadrilha de Transportes, Examinador de Condução Auto, no EICAFA, e Oficial de Segurança em Terra.

Posteriormente, em janeiro de 1994, após o encerramento da Base Aérea nº 3, foi colocado no Grupo de Engenharia de Aeródromos da Força Aérea, como Comandante da Esquadrilha de Manutenção de Equipamentos e Viaturas, em apoio à atividade de engenharia militar.

Em dezembro de 1995 regressou à Base Aérea nº 5, em Monte Real, onde exerceu a função de Comandante da Esquadrilha de Transportes.

Posteriormente, em janeiro de 1999, foi transferido para o Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea, na Ota, como Delegado de Núcleo e Diretor dos Cursos de Material Terrestre e, temporariamente, de Condução Auto. Foi também Oficial de Segurança em Terra e Chefe do Gabinete de Prevenção de Acidentes.

No ano letivo 2001/2002 frequentou, no Instituto de Altos Estudos da Força Aérea, em Sintra, o Curso Geral de Guerra Aérea, tendo, posteriormente, voltado à Base Aérea nº 5 onde desempenhou as funções de Comandante da Esquadrilha de Transportes e Comandante da Esquadra de Manutenção de Base.

Em dezembro de 2005 regressou ao Grupo de Engenharia de Aeródromos da Força Aérea onde assumiu o Comando da Esquadra de Manutenção.

Em janeiro de 2010, regressou pela última vez à Base Aérea nº 5, para comandar a Esquadra de Manutenção que congregava num único serviço a Esquadra de Manutenção de Base e a Esquadra de Manutenção de Material Elétrico Terra.

Entre março de 2014 e outubro de 2016, foi escolhido para desempenhar as funções de Consultor Interno SAP, na Área Técnica de Informação Logística, na Direção de Serviços dos Sistemas de Informação, da Secretaria-Geral a fim de desenvolver o módulo de Manutenção de Equipamentos Simples – Plant Maintenance.

Em novembro de 2016, foi colocado na Direção de Abastecimento e Transportes para chefiar a Repartição de Transportes, Viaturas e Equipamentos de Apoio e posteriormente, em dezembro de 2018, assumiu o cargo de Chefe do Gabinete de Apoio, Normalização e Modernização.

Em 16 de dezembro de 2019 foi nomeado Chefe do Serviço de Documentação da Força Aérea.

Da sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações, das quais se destacam, a Ordem Militar de Avis no grau de Oficial, a Medalha de grau Prata de Serviços Distintos, as Medalhas de Mérito Militar de 2ª e 3ª classe e as Medalhas de Prata e Ouro de Comportamento Exemplar.

O Coronel António Oliveira é casado e tem duas filhas.