O P-3C CUP+ resulta de um programa de modernização de 5 P-3C adquiridos à Holanda, tendo o protótipo sido formalmente entregue em setembro de 2010.
O P-3C CUP+ mantém todas as capacidades de patrulhamento marítimo herdadas do P-3P, nomeadamente Luta Anti-Submarina (ASW), Luta Anti-Superfície (ASuW), e Busca e Salvamento (SAR). Além disso, um conjunto de sensores modernos associados a um sistema tático de missão completamente integrado, capacita o P-3C CUP+ a operar também em diversas missões em ambiente terrestre. Ficou também equipado com um sistema de autoproteção MLWS (Missile and Laser Warning System), que permite a deteção de ameaças e o disparo de contra medidas.
A conjugação destas capacidades com as caraterísticas inatas desta aeronave, onde se destacam a sua enorme autonomia, raio de ação, velocidade, a disponibilidade para transportar sensores e armamento, operar de dia e de noite e em quaisquer condições meteorológicas, resultaram num sistema de armas extremamente versátil e flexível.
O P-3C CUP+ iniciou a sua operação a 1 de janeiro de 2011, tendo efetuado o seu "Batismo de Fogo" na Operação "Ocean Shield" ao serviço da NATO no Oceano Índico, em missões de combate à Pirataria com excelentes resultados e uma prontidão de 100%.
O P-3C CUP+ tem a capacidade de lançar o seguinte armamento: AGM-84 HARPOON, AGM-65F/G MAVERICK, Torpedo MK-46 A(s), Bombas MK-82/83/84 e Minas MK 36.
Especificações Técnicas
Motor
4 x ALLISON T56-A-14
Potência
4x 4.600 HP
Comprimento
35,6 m
Envergadura
30,4 m
Altura
10,3 m
Velocidade Máxima
760 Km/h
Alcance Máximo
9.020 km
Autonomia Máxima
16H00
Peso máximo na descolagem
64.410 kg
Tecto de Serviço
8.900 m
Raio de acção
3.830 km
Tripulação
11
Combustível
34.822 L
Ano de Ínicio
2010