Missão

A Força Aérea Portuguesa é parte integrante do sistema de forças nacional e tem por missão cooperar, de forma integrada, na defesa militar da República, através da realização de operações aéreas, e na defesa aérea do espaço nacional. Compete-lhe, ainda, satisfazer missões no âmbito dos compromissos internacionais assumidos pelo Estado e missões de interesse público para satisfação de necessidades das populações.

Foi criada a 1 de julho de 1952, constituindo-se como ramo independente, em paralelo com a Marinha e Exército, integrando as aviações incorporadas naqueles ramos.

Visão

A Força Aérea como uma Organização coesa, disciplinada, ágil, profissional e competente, centrada na Missão, voltada para a sociedade e focada na defesa, segurança e desenvolvimento de Portugal.

Uma Força Aérea centrada na missão:

  • Gerando Poder Aéreo e utilizando as capacidades para a defesa militar; para o apoio à população; e para o cumprimento dos compromissos internacionais;
  • Segura na operação;
  • Envolvendo as pessoas numa Força coesa, disciplinada e motivada.

Voltada para a sociedade:

  • Inclusiva e amiga das pessoas e do ambiente;
  • Promotora da valorização profissional, da formação e da qualificação;
  • Motivadora.

Sustentável e eficiente:

  • Pela adoção de novas tecnologias e do paradigma do conhecimento;
  • Pela promoção da investigação, desenvolvimento e inovação.

Ágil, eficaz, flexível e inovadora, favorecendo uma estrutura adequada, a cultura e a criatividade e uma gestão dinâmica da sua imagem.

Estrutura

A organização da Força Aérea baseia-se numa estrutura vertical e hierarquizada, assente em níveis de autoridade hierárquicos, funcionais, técnicos e de coordenação, que procuram consolidar uma capacidade de resposta eficaz e eficiente nas vertentes operacional, logística e de pessoal que compõem a instituição.

O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA) é, por inerência, a Autoridade Aeronáutica Nacional, sendo o principal colaborador do Ministro da Defesa Nacional e do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) em todos os assuntos respeitantes à Força Aérea.