O F-16MLU fez o seu primeiro voo com as insígnias nacionais no dia 26 de junho de 2003.
O programa MLU tem por objetivo manter este sistema de armas atualizado para a operação em qualquer teatro de operação internacional através do regular melhoramento das suas capacidades, num esforço repartido por vários países europeus e os Estados Unidos da América.
As duas Esquadras de F-16 mantêm por missão a Luta Aérea Ofensiva e Defensiva e as Operações contra alvos de superfície.
Diariamente, estas duas Esquadras mantêm um elevado estado de prontidão na proteção do espaço aéreo nacional contribuindo para a manutenção da soberania nacional.
Versão Mid Life Update (MLU)
O programa MLU, surge no início dos anos 90 na sequência da necessidade de manter o F-16 em operação por mais 20 anos, mantendo o mesmo grau de eficácia e das capacidades operacionais.
Contando inicialmente com 5 países (Bélgica, Dinamarca, Holanda, Noruega e Estados Unidos), Portugal viria a entrar no programa em 2000, começando a modificação das aeronaves da Força Aérea no ano de 2001.
A configuração MLU, alem de novos equipamentos e integrados com novo software operacional, permite um aumento significativo das capacidades operacionais relativamente à antiga configuração OCU. Alem disso o próprio layout do cockpit foi redefinido, aproximando-se das versões mais atuais do F-16, como é o caso dos Blocos 40/42 e 50/52.
As maiores alterações na configuração MLU foram feitas ao nível dos aviónicos, onde se destacam a introdução de:
- Novo computador de missão (Modular Mission Computer);
- Atualização do radar APG-66 para a versão APG-66(V)2;
- Introdução de novos sistemas:
As capacidades operacionais obtidas com a configuração MLU são significativas permitindo:
- Interoperabilidade com parceiros NATO
- Deteção de alvos aéreos e terrestres a longa distância;
- Operação em quaisquer condições meteorológicas de dia ou de noite;
- Identificação eletrónica de outras aeronaves;
- Integração em redes de gestão do campo de batalha;
Especificações Técnicas
Motor
1 x Pratt-Whitney F100-PW-220E
Potência
111,21 kN
Comprimento
15,03 m
Envergadura
9,45 m
Altura
5,09 m
Velocidade Máxima
2.160 km/h (Mach 2.05))
Alcance Máximo
1.800 km
Autonomia Máxima
03H00
Peso vazio
8.200 kg
Peso máximo na descolagem
16.100 kg
Peso máximo com carga
4.500 kg
Distância para descolagem
400 m
Distância para aterrar
900 m
Tecto de Serviço
15.240 m
Raio de acção
900 km
Passageiros
1 + 1 (Bi-lugar)
Tripulação
1
Combustível
3.955 L + 2.700 L
Ano de Ínicio
2003