O Tenente-General Piloto-Aviador Sérgio Roberto Leite da Costa Pereira alistou-se na Força Aérea em 1984 e é licenciado, pela Academia da Força Aérea, com o curso de Ciências Militares, ramo Pilotagem Aeronáutica.
Promovido a Tenente foi colocado na Base Aérea N.º 3 em, Tancos, voando o Alouette III (ALIII) entre 1990 e 1993 como piloto operacional da Esquadra 552.
Em 1993, tornou-se piloto-instrutor e Chefe da Esquadrilha de Instrução de Helicópteros na Base Aérea N.ª 11, em Beja, onde serviu na mesma Esquadra até 1999. Simultaneamente, integrou a Esquadrilha Rotores de Portugal.
Após concluir o Curso Promoção a Oficial Superior foi promovido a Major em 1999 e colocado na Esquadra 552 como Oficial de Operações.
Durante o ano 2001, durante 10 meses, comandou o Destacamento de Helicópteros da United Nations Transitional Administration in East Timor, voando mais de 250 horas nesta operação internacional de imposição e manutenção de paz em Timor-Leste, sob a égide das Nações Unidas.
Entre 2005 e 2009, como Tenente-Coronel, serviu no Instituto de Altos Estudos da Força Aérea (IAEFA) e no Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM), onde foi docente da Área de Emprego de Forças, da Área de Operações e Chefe da Área Específica da Força Aérea.
Em 2009 foi colocado nos Estados Unidos da América, no NATO Supreme Allied Commander Transformation (SACT), em Norfolk, como Concept Developer do Strategic Concept Branch, sendo que, entre 2010 e 2012, já como Coronel foi nomeado para as funções de Deputy Branch-Head do Concept Development and Experimentation Branch, ainda no mesmo Comando NATO.
Regressado a Portugal, em 2012, é colocado no Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), como Chefe da Área de Planos do Estado-Maior Conjunto, até 2014, altura em que foi nomeado Subdiretor de Instrução da Força Aérea.
Entre 2015 e 2017 foi Comandante da Base Aérea N.º 1, sendo nomeado posteriormente para frequência do Curso de Promoção a Oficial General.
A partir de 2018 desempenhou as funções de Chefe da Divisão de Planeamento do Estado-Maior da Força Aérea, sendo, no ano seguinte, promovido a Brigadeiro-General e colocado como Air Operations Centre Director, no NATO Combined Air Operations Centre, em Torrejon, Madrid.
Em 2020, promovido ao posto de Major-General, desempenhou as funções de Diretor do Pessoal da Força Aérea, sendo em março de 2021 nomeado Chefe do Gabinete do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, funções que desempenhou até ser promovido ao atual posto em 13 de dezembro de 2023, assumindo as funções de Comandante do Pessoal da Força Aérea.
Em 06 de janeiro de 2025, assumiu as funções de Comandante Aéreo.
O Tenente-General Sérgio Pereira tem averbadas mais de 3500 horas de voo, é detentor de vários cursos e especializações, nomeadamente o Curso de Estado-Maior pelo Centro Superior de Estudios de la Defensa Nacional, no Reino de Espanha, além de múltiplos cursos nacionais e NATO.
Na sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações.
O Comandante Aéreo, Tenente-General Sérgio Pereira é casado e tem 2 filhas.