O Coronel Fernando Manuel Pinto Duarte nasceu na Amadora em 2 de agosto de 1962. Ingressou na Força Aérea Portuguesa em 2 de junho de 1980, e em abril de 1981 concluiu com aproveitamento o Curso de Oficiais Milicianos Técnicos de Operações de Detecção e Conduta de Intercepção (TODCI), tendo sido colocado na Esquadra de Deteção Alerta e Conduta de Interceção Nº 11 (EDACI 11), em Montejunto.

Ingressou no Quadro Permanente da sua especialidade em março de 1985, continuando na EDACI 11.

Entre março de 1988 e janeiro de 1991 desempenhou funções como Oficial de Operações no Comando Operacional da Força Aérea (COFA).

Em janeiro de 1991 regressou à EDACI 11, posteriormente em 1996 Centro de Operações Aéreas Alternativo (COAA), onde se manteve até outubro de 1999. Aí, além das funções inerentes à sua especialidade, desempenhou funções como Chefe do Gabinete de Segurança Militar, Chefe do Gabinete de Prevenção de Acidentes e Chefe da Secção de Justiça.

A 1 de abril de 2000, como capitão, tomou posse do cargo Passive Detection Controller na NATO Airborne Early Warning and Control Force – E3A Component (AWACS), em Geilenkirchen, Alemanha.

Em junho de 2003 foi colocado no Comando Operacional da Força Aérea (COFA), onde exerceu funções de Oficial de Operações.

Frequentou o Curso Geral de Guerra Aérea 2003/2004 no Instituto de Altos Estudos da Força Aérea, em Sintra.

Em junho de 2004 foi colocado no Centro de Relato e Controlo (CRC) em Monsanto, no COFA, onde desempenhou funções, primeiro como Controlador Chefe e depois como Oficial de Operações. Entre novembro e dezembro de 2007 esteve na Lituânia, como Controlador Chefe, integrado no 1º destacamento da FAP de Policiamento Aéreo NATO dos Países Bálticos.

Em janeiro de 2008 foi colocado na Direção de Electrotecnia (DE), depois Direção de Engenharia e Programas (DEP), onde desempenhou funções como Coordenador do Projecto SICCAP (Sistema Integrado de Comando e Controlo Aéreo de Portugal).

Em novembro de 2010, como tenente-coronel, tomou posse do cargo Lessons Learned Staff Officer, no Joint Analysis and Lessons Learned Centre (JALLC). Ainda no JALLC, desempenhou funções de Public Affairs and Protocol Officer entre janeiro de 2013 e janeiro de 2016, desempenhando ainda funções como STRATCOM Advisor do Comandante.

Foi colocado no Arquivo Histórico da Força Aérea em 18 de janeiro de 2016, onde desempenha as funções de Chefe.

Frequentou inúmeros cursos e ações de formação, nacionais e internacionais, de onde se destacam cursos NATO de Oficial de Lições Aprendidas, de Relações Públicas (o de Doutrina e o de Operações), STRATCOM (Comunicação Estratégica) e Segurança Global. Foi ainda instrutor do Curso de Oficial de Lições Aprendidas NATO em quatro ocasiões.

A nível nacional, foi condecorado com as Medalhas de Prata e de Ouro de Comportamento Exemplar e com a Medalha da Cruz de São Jorge de 2ª Classe e a Medalha de Serviços Distintos de Grau Prata. A nível internacional, foi condecorado com a NATO Article 5 Medal.

O Coronel Fernando Duarte é solteiro e vive na Lourinhã.