O Major-General José Augusto de Barros Ferreira nasceu a 29 de outubro de 1962 em Lisboa, contando presentemente com 36 anos de serviço efetivo. Ingressou na Força Aérea em setembro de 1980, licenciando-se em Ciências Militares Aeronáuticas, na Academia da Força Aérea em 1986, ano em que concluiu o curso de pilotagem. Após o brevetamento em 1986, qualificou-se na aeronave C-212, tendo sido colocado na Esquadra 503, de transporte aéreo e busca e salvamento na Base Aérea nº 4 (BA4), nas Lajes e no ano 2000 na Esquadra 401, de fotografia aérea na Base Aérea nº 1 (BA1), em Sintra.

Ao longo da sua carreira frequentou diversos cursos de promoção e formação. Em 1991 frequentou na Força Aérea dos Estados Unidos os cursos de Flight Safety Officer Course” em Norton Air Force Base e o  Jet Engine Mishap Investigation Course  em Shepard Air Force Base. Entre outros cursos que frequentou, destacam-se o Curso Geral de Guerra Aérea, o Curso de Tática e Operações Navais e o Curso de Comando e Chefia em Estados-Maiores e o NATO Force Defense Planning Course. Em 2012 frequentou o Curso de Defesa Nacional, no Instituto de Defesa Nacional e, no ano de 2013, o Curso de Promoção de Oficiais Generais no Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM).

Em 1993 foi colocado na Base Aérea nº6 (BA6) no Montijo, onde permaneceu até 2004. Foi então colocado na Esquadra 601, tendo-se qualificado piloto comandante e instrutor em P-3 Orion. Nesta esquadra exerceu as funções de Oficial de Operações e Comandante de Esquadra. Entre os diversos cargos que exerceu na BA6 destaca-se a chefia do Gabinete de Prevenção de Acidentes, o comando do Grupo Operacional 61 e as funções de 2º Comandante da Base.

Em 2004 chefiou a Repartição de Operações e Exercícios no Comando Aéreo (CA). Entre 2006 e 2009 prestou serviço no International Military Staff, no Quartel-General da NATO, tendo exercido funções ligadas ao planeamento de forças. Em 2009 assumiu o Comando da Base Aérea nº 11 (BA11) em Beja.  

Em 2011 exerceu as funções de Chefe do Gabinete de Prevenção de Acidentes da Inspeção – Geral da Força Aérea (IGFA).

Após a frequência do Curso de Promoção a Oficiais Generais, foi colocado no Estado-Maior da Força Aérea no desempenho das funções de Chefe da Divisão de Operações, cargo que exerceu durante 2 anos.

Foi promovido ao posto de Brigadeiro-General em julho 2015, tendo sido colocado no Comando Aéreo como Diretor de Operações Aéreas. Foi promovido ao atual posto em outubro de 2016 e empossado nas funções de Subchefe do Estado-Maior da Força Aérea (SUBCEMFA).

O Major-General Barros Ferreira é, por inerência, o Chefe do Gabinete da Autoridade Aeronáutica Nacional (GAAN).

Como piloto já realizou 5000 horas de voo.

O Major-General Barros Ferreira possui vários louvores e condecorações, destacando-se duas Medalhas de Prata de Serviços Distintos, uma Medalha de Ouro Serviços Distintos – Coletiva, uma Medalha de Mérito Militar 1ª. Classe, uma Medalha da Cruz de S. Jorge de 1ª. Classe e uma Medalha de Ouro de Comportamento Exemplar.

Foi ainda agraciado com duas Medalhas NATO, referentes aos teatros de Operação na Ex-Jugoslávia e Afeganistão.

O Major-General Barros Ferreira é casado e tem um filho e uma filha.