O Coronel Manuel Francisco Bernardo da Costa nasceu em Aveiro, em setembro de 1963. Foi incorporado em janeiro de 1984, com destino ao Curso de Oficiais Milicianos da especialidade Técnico de Operações de Deteção e Conduta de Interceção. Após a sua conclusão, em outubro do mesmo ano, foi colocado na Esquadra de Deteção e Conduta de Interceção N.º 12, em Paços de Ferreira.
Entre 1987 e 1989, frequentou o Curso de Formação de Oficiais do Quadro Permanente, sendo depois colocado na Esquadra de Deteção e Conduta da Interceção N.º 11 em Montejunto.
Entre 1990 e 1999 desempenhou funções de Instrutor, de Delegado de Núcleo, de Adjunto do Comando e de Diretor da Escola de Formação de Formadores, inicialmente no Centro de Instrução N.º 2, posteriormente Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea.
Em 1999 foi colocado no Serviço de Relações Públicas da Força Aérea, onde, como Public Information Officer, participou nas missões internacionais Allied Force e UNTAET – Timor.
De 2001 a 2006 desempenhou funções de Ajudante de Campo do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea.
De outubro de 2006 a junho de 2007, frequentou o Curso de Promoção a Oficial Superior no Instituto de Estudos Superiores Militares, após o qual foi colocado no Joint Analysis Lessons Learned Centre, organismo da NATO sediado em Monsanto, como Lessons Learned Air Staff Officer.
Em 2010 foi colocado no Comando Aéreo, onde desempenhou funções de Chefe de Gabinete do Comandante Aéreo até 2012, altura em que foi colocado na Academia da Forca Aérea, no Centro de Estudos Aeronáuticos, como professor.
Em 2014 regressa ao Comando Aéreo, sendo colocado no Centro de Relato e Controlo como Master Controller e, posteriormente, como Chefe da Secção de Instrução
Em dezembro de 2016 é nomeado Chefe das Relações Públicas e Porta-voz da Força Aérea, onde exerceceu funções até ao dia 30 de outubro de 2023.
Atualmente é o Comandante do Campo de Tiro.