Conteúdo principal

O Tenente-Coronel Jurista João Manuel Dias Moreira, nasceu na Nazaré, no dia 18 de novembro de 1972.

Frequentou o Externato Dom Fuas Roupinho, naquela vila, tendo-se licenciado em Direito na Faculdade de Direito da Universidade Lusíada de Lisboa.

Pós-graduado em ciências jurídico-administrativas e em legística e ciência da legislação, pelo Instituto de Ciências Jurídico Administrativas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, frequentou o curso NATO Legal Adviser, na NATO School, em Oberamargau, na Alemanha, bem como o curso avançado de Direito Internacional Humanitário, no Instituto Internacional de Direito Humanitário, em San Remo, Itália.

Ingressou nos quadros permanentes da Força Aérea em 01 de novembro de 2002, após frequentar o Estágio Técnico-Militar, da especialidade de Jurista, na Academia da Força Aérea, em Sintra.

Foi colocado na Direção de Pessoal da Força Aérea, onde exerceu as funções de Assessor Jurídico do Diretor de Pessoal, que desempenhou até novembro de 2006.

Frequentou em 2006 o Curso Básico de Comando, no Instituto de Estudos Superiores Militares, tendo sido promovido ao posto de Capitão em outubro de 2006.

Em 2007 foi colocado na Assessoria Jurídica do General Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, onde desempenhou, em acumulação, as funções de Assessor Jurídico do Conselho Superior de Disciplina da Força Aérea.

Em outubro de 2008 foi colocado no Comando da Zona Aérea dos Açores, onde foi responsável pelo Gabinete Jurídico até novembro de 2010.

Em 2011 foi colocado no Departamento Jurídico da Força Aérea, onde chefiou a Secção de Contencioso e Assuntos Institucionais.

Entre setembro de 2011 e maio de 2012, frequentou o Curso de Promoção a Oficial Superior, no Instituto de Estudos Superiores Militares, tendo sido promovido ao posto de Major em outubro de 2013.

No Departamento Jurídico da Força Aérea exerceu ainda funções nas Secções de Assuntos de Estado-Maior e de Assuntos de Pessoal e Formação.

Prestou também colaboração na área jurídica à Autoridade Nacional de Segurança, no Gabinete Nacional de Segurança, da Presidência do Conselho de Ministros e foi representante do Estado-Maior da Força Aérea na Comissão Técnica referente ao Acordo de Cooperação e Defesa entre a República Portuguesa e os Estados Unidos da América.

Em 2013 por despacho da Procuradora-Geral da República foi nomeado para o cargo de Assessor Militar no Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa,  funções que desempenhou até 2019, em regime de acumulação.

Em 17 de outubro de 2017 o Tenente-Coronel João Manuel Dias Moreira foi nomeado Chefe do Serviço de Justiça e Disciplina, após promoção ao atual posto.

Da sua folha de serviços constam diversos louvores e condecorações, dos quais se destacam, nas condecorações, as Medalhas de Mérito Militar de 2.ª e 3.ª Classe e a Medalha de Mérito Aeronáutico de 2.ª Classe.