O Brigadeiro-General Engenheiro Aeronáutico José Manuel Freitas Santiago nasceu a 16 de agosto de 1961, na freguesia de Vila Verde, concelho da Figueira da Foz, tendo-se licenciado em Engenharia Mecânica (fluidos e calor) na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1986.

Em setembro de 1987 ingressou na Academia da Força Aérea (AFA) tendo concluído o Estágio Técnico Militar para ingresso nos Quadros Permanentes de Oficiais na Especialidade de Engenheiro Aeronáutico (ENGAER) em outubro de 1988.

Desde outubro de 1988 até janeiro de 1999 esteve colocado na antiga Direção de Mecânica Aeronáutica, atual Direção de Manutenção de Sistemas de Armas (DMSA), onde desempenhou as funções de Adjunto e, posteriormente Chefe, da 1.ª Secção – Helicópteros tendo, entretanto, frequentado o Curso Geral de Guerra Aérea, no Instituto de Altos Estudos da Força Aérea (IAEFA), no ano de 1996.

De janeiro de 1999 a agosto de 2004 esteve colocado no IAEFA, onde foi professor da área de Contexto Nacional e Internacional, tendo entretanto frequentado, durante o ano lectivo de 2000/2001, o Air Command and Staff College Course na Air University – Estados Unidos da América.

Em agosto de 2004 foi nomeado para desempenhar funções no NATO Allied Air Component Command İzmir, na Turquia, onde desempenhou funções de Oficial de Logística, sendo responsável pela avaliação das capacidades logísticas da componente aérea da Itália, Grécia, Roménia e Turquia. Foi também qualificado em avaliador tático para a área logística e participado em diversos exercícios da NATO, nessas funções.

Regressado a Portugal, em agosto de 2007, foi colocado na Divisão de Recursos do Estado-Maior da Força Aérea onde, durante dois anos, desempenhou as funções de Chefe da Repartição de Logística.

Entre novembro de 2009 e setembro de 2012 esteve colocado no Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea, tendo desempenhado as funções de Comandante do Grupo de Formação.

A 17 de Setembro de 2012 foi colocado na Academia da Força Aérea tendo desempenhado as funções de Chefe do Gabinete de Estudos e Planeamento e, posteriormente, Diretor do Ensino Universitário, até 3 de novembro de 2016.

Frequentou o Curso de Promoção a Oficial-General, no Instituto Universitário Militar entre novembro de 2016 e julho de 2017 tendo, posteriormente, sido nomeado Chefe da Divisão de Planeamento do Estado-Maior da Força Aérea, até maio de 2018.

A 30 maio de 2018 foi nomeado, interinamente, Diretor da Direção de Abastecimento e Transportes, assumindo efectivamente essas funções, a 27 de dezembro de 2018, data em que foi promovido ao posto de Brigadeiro-General.

Na sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações, das quais se destacam duas Medalhas de Prata de Serviços Distintos, três Medalhas de Mérito Aeronáutico, sendo duas de 2.ª Classe e uma de 1.ª Classe, e as Medalhas de Mérito Militar de 1.ª e 2.ª Classe.

O Brigadeiro-General José Santiago é casado e tem uma filha.