O Major Piloto-Aviador Hélder Bruno de Sousa Ferreira nasceu em Vila Nova de Famalicão, em 17 de agosto de 1979. Entrou para a Força Aérea em 1998 tendo frequentado o curso de Técnico de Operações de Meteorologia no Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea Portuguesa. Entrou na Academia da Força Aérea em 2003, tendo concluído a Licenciatura em Ciências Militares Aeronáuticas na especialidade de Piloto Aviador em 2009, com o posto de Tenente.

Foi brevetado na Base Aérea de Laughlin nos Estados Unidos da América em Beechcraft T-6 Texan II e o Northrop T-38C Talon, em 2009.

De regresso a Portugal, frequentou o curso de Piloto de C-130 nesse mesmo ano, onde obteve a qualificação de Piloto Operacional na Esquadra 501, tendo desempenhado a função de Oficial Informações e Guerra Eletrónica.
Em setembro de 2012 foi colocado na Esquadra 601 “Lobos”, onde obteve a qualificação de Co-piloto, Piloto e Piloto-Comandante na aeronave P-3C Cup+.

Nesta Esquadra desempenhou várias funções, das quais se destacam a de Chefe da Secção de Intelligence e  Oficial de Operações.
O Major Hélder Ferreira possui 2500 horas de voo e na sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações. Assumiu o Comando da Esquadra 601 no dia 9 de janeiro de 2020.

O Major Hélder Ferreira é casado e tem um filho, o Afonso.