O Major Piloto Aviador José Emídio Nóbrega Fernandes nasceu a 18 de fevereiro 1985, na Freguesia de São Pedro Concelho do Funchal, Madeira.

É licenciado (pré-Bolonha) em Ciências Militares Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea (2003-2007), efetuou o seu tirocínio na Base Aérea de Laughlin, Texas – onde voou as aeronaves T-6 Texan II e T-38 Talon –, e foi brevetado em 2009.

Nesse mesmo ano foi colocado na Esquadra 103 “Caracóis”, sita na Base Aérea n.º 11 em Beja, onde realizou o Programa de qualificação e Curso de Conversão de Pilotagem em Aviões de Combate assim como Curso de Instrutor na aeronave Alpha-Jet.   

Como Piloto instrutor na Esquadra 103, desempenhou as funções de Adjunto e de Chefe da Secção de Uniformização e Avaliação.

Em janeiro de 2014 foi colocado na Esquadra 301 “Jaguares” da Base Aérea n.º 5, Monte Real, tendo completando a sua qualificação de piloto operacional no sistema de armas F-16 MLU em janeiro de 2015. 

Desde então, obteve as qualificações de comandante de parelha e comandante de esquadrilha em voo, e exerceu funções de Oficial de Apoio e Mobilidade, Adjunto do Oficial e Oficial de Uniformização e Avaliação assim como Chefe do Núcleo de Planeamento Operacional.

Como Piloto operacional esteve presente em diversas missões e exercícios nacionais e internacionais, entre os quais se destacam as Nato Assurance Measures (2015, 2017), a fase de preparação e de planeamento das NRF16 e NRF17, assim como a fase de planeamento e de execução da missão Baltic Air Policing 2016.

Em 2019, concluiu o Curso de Promoção a Oficial Superior no Instituto Universitário Militar, regressando nesse mesmo ano para a Esquadra 301.  

À data da sua tomada de posse como Comandante da Esquadra 301, o Major Piloto Aviador Jose Fernandes acumula cerca 1800 horas de voo, está habilitado com os cursos curriculares de carreira e regista, na sua folha de serviço, vários louvores e condecorações.

O Major José Emídio Fernandes é casado com Joana Nunes.