O Tenente-Coronel, Técnico de Manutenção de Material Eletrotécnico, José Luís Marques Machado nasceu em Leiria, no dia 11 de julho de 1967.

Frequentou a escola primária em Azoia e, mais tarde, o Curso Geral e o Curso Complementar de Eletrotecnia, em Leiria, na Escola Secundária Domingos Sequeira (12.º ano).

Após uma passagem pela empresa UNIVEX SA., na área da eletricidade automóvel, ingressou na Força Aérea no dia 2 de janeiro de 1985 com destino à especialidade de Mecânicos de Eletricidade e Instrumentos de Avião, formação ministrada na Escola Militar de Eletromecânica, em Paço d’Arcos, e no Centro de Instrução N.º 2, na Ota.

Em dezembro de 1985, após a formação inicial, foi colocado na Base Aérea N.º 5 (BA5), em Monte Real, na manutenção dos sistemas elétricos das aeronaves T-33 SHOOTINGSTAR, T-38 TALON e A7-P CORSAIR II.

Em maio de 1986 concluiu o curso de Rádio Eletrónica e Televisão no Cento de Instrução Tecnológico.

De setembro de 1987 a julho de 1989 frequentou o Curso de Sargentos, na Escola Militar Eletromecânica e no Centro de Instrução N.º 2, findo o qual ingressou no quadro permanente.

Em julho de 1989, regressou à BA5 para a manutenção dos sistemas elétricos do avião A7-P CORSAIR II. 

Em 1994, no posto de Primeiro-Sargento, fez parte da equipa inicial da manutenção do F-16, recebendo formação de “Electrical Systems”, na LOKEED MARTIN nos Estados Unidos.

Regressou à BA5 para a manutenção do F-16 e após a frequência do Curso de Formação Pedagógica de Formadores, na Ota, desempenhou, em regime de acumulação, as funções de instrutor de sistemas elétricos do F-16.

De julho de 1997 a setembro de 1999 desempenhou funções na organização e controlo de qualidade do Laboratório de Equipamentos de Medida de Precisão (LEMP) onde elaborou o primeiro manual de qualidade daquele laboratório.

Em dezembro de 1997 concluiu o Bacharelato em Engenharia Eletrotécnica, ramo de Automação e Robótica (noturno), na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.

De outubro de 1999 a junho de 2002 integrou o Curso Bacharelato em Tecnologias Militares Aeronáuticas, “GLADIADORES”, na Escola Superior de Tecnologias Militares Aeronáuticas da Academia da Força Aérea, em Sintra, ingressando na atual especialidade de Técnicos de Manutenção de Material Elétrico (TMMEL).

Após a formação, teve a primeira colocação como oficial TMMEL, em 2002, no Centro de Formação Militar e Técnico da Força Aérea, onde, após o Curso de Requalificação de Formadores, exerceu as funções de Formador no Núcleo de Eletrotecnia, lecionando as disciplinas de Eletricidade Geral, Instalações Elétricas, Luminotecnia e Sistemas de Controlo e Potência. 

De maio a setembro de 2004 comandou a Esquadrilha de Alunos da Área de Manutenção. 

De outubro de 2004 a janeiro de 2006 foi docente para a disciplina de Desenho Técnico aplicado à Mecânica, Construção Civil e Instalações Elétricas.

Em janeiro de 2006 regressou à BA5 para comandar a Esquadrilha de Comunicações e Ajudas à Navegação (ECAN) da Esquadra de Manutenção do Grupo de Apoio.

De janeiro a março de 2007 frequentou o Curso Básico de Comando no Instituto de Altos Estudos da Força Aérea, em Sintra, e em outubro é promovido ao posto de Capitão.

Em março de 2011 desempenhou as funções de Logistic Assistant do Centro de Logística da Força durante a avaliação NATO à capacidade MLU da Força Aérea, Operação Discreet Jury Ovar, FORCEVAL 2011.

De setembro de 2012 a maio de 2013 frequentou o Curso de Promoção a Oficial Superior no Instituto de Estudos Superiores Militares, em Pedrouços, tendo completado a Pós-Graduação em Ciências Militares e Aeronáuticas.

De maio de 2013 a fevereiro de 2015 chefiou o Centro de Audiovisuais da Força Aérea, onde participou em exercícios operacionais, exposições e nos mais diversos eventos onde a Força Aérea esteve presente.

Em fevereiro de 2015, no posto de Major, foi nomeado Chefe do Gabinete do Comandante da BA5 e Oficial de Relações Públicas e Protocolo da Unidade. 

De fevereiro de 2018 a dezembro de 2020, comandou a Esquadra de Manutenção de Base.

Em dezembro de 2020, promovido a Tenente-Coronel, foi transferido para as Relações Públicas da Força Aérea para chefiar a Repartição de Audiovisuais.

Da sua folha de serviço constam várias medalhas e louvores institucionais, donde se destacam as Medalhas de Serviços Distintos, Grau Prata, Medalha de Mérito Militar de 3ª Classe e Medalhas de Ouro e Prata de Comportamento Exemplar. 

O Tenente-Coronel José Machado é casado com Regina Costa e tem dois filhos, a Bárbara e o Rodrigo.