Conteúdo principal

O Brigadeiro-General António Maria Afonso Marcos nasceu a 10 de fevereiro de 1969, em Urrós – Mogadouro, Distrito de Bragança.

Ingressou na Força Aérea, em 1988, tendo em 1991, com a abertura da Academia da Força Aérea aos cursos de engenharia, optado pela Especialidade de Engenharia de Aeródromos. Concluiu a licenciatura em 1997 e tornou-se membro efetivo da Ordem dos Engenheiros no ano seguinte.

Como Oficial subalterno, entre 1998 e 2005, esteve colocado no Grupo de Engenharia de Aeródromos da Força Aérea, tendo aí assumido todas as funções compatíveis com os postos de Tenente e Capitão, passando pela Chefia do Laboratório de Solos e Pavimentos e pelo Comando das Esquadras de Engenharia, com frentes de trabalho em praticamente todas as Unidades da Força Aérea.

No ano letivo de 2004/05, frequentou com sucesso a parte curricular do Mestrado em Transportes, no Instituto Superior Técnico e no ano seguinte, no então Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM), o Curso de Promoção a Oficial Superior.

Enquanto Oficial Superior, exerceu, entre 2006 e 2009, funções na Divisão de Engenharia, do Joint Force Command Lisbon, em Oeiras. Durante esse período, para além da componente das inspeções NATO e da componente operacional, nos Battle Staff Trainning, frequentou vários cursos na NATO School e no Military Engineering Centre of Excellence. 

Em setembro de 2009 foi nomeado para desempenhar as funções de Capability Package Coordinator Officer no NATO Security Investment Programme (NSIP) Branch do Allied Command Transformation, em Norfolk, EUA, onde esteve ligado à preparação de Capability Packages e à análise do Minimum Military Requirement de projetos NATO, tendo coordenado a reescrita do NATO Criteria & Standards for Airfields e sido instrutor convidado do Curso Resource Management Education Programme, ministrado trimestralmente na NATO School, na Alemanha.

Regressado a Portugal, em 2012, passou a desempenhar as funções de Chefe da Repartição de Projetos da Direção de Infraestruturas da Força Aérea até dezembro de 2013. 

Em janeiro de 2014, inicia uma Comissão de Serviço na Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional, onde exerceu funções, essencialmente, ligadas à submissão de pedidos de financiamento NATO, ao lançamento de concursos públicos e à fiscalização de empreitadas no Hospital das Forças Armadas e no Depósito POL NATO de Ponta Delgada.

Com a promoção ao posto de Coronel, regressou à Força Aérea e em abril de 2018 assumiu as funções de Subdiretor da Direção de Infraestruturas da Força Aérea, tendo coordenado e assumido a responsabilidade técnica de múltiplos projetos, nomeadamente relativos ao processo de Reorganização do Dispositivo da Força Aérea. 

Ao longo da sua carreira militar frequentou diversos cursos nacionais e no estrangeiro, quer no âmbito estrito da engenharia, quer também no das operações, nomeadamente os NATO Expeditionary Operations Course, o Environmental Protection for Military Forces Course e o Civil Emergency Planning Course.

Até ingressar no Curso de Promoção a Oficial General (CPOG 2020/21), durante 8 meses, chefiou a Área de Projetos do Departamento para a Inovação e Transformação (DIT) do Estado-Maior-General das Forças Armadas. 

Na sua folha de serviço constam diversas condecorações e louvores.

Após 4 meses como Diretor Interino, em 10 de janeiro de 2022, com a Promoção a Brigadeiro-General, tomou posse como Diretor da Direção de Infraestruturas da Força Aérea.

É casado com a Patrícia e tem três filhos, o Pedro, a Júlia e o Vasco.