O Tenente-Coronel Técnico de Manutenção de Material Eletrotécnico José Carlos Gama Sargaço nasceu em 5 de julho de 1972 em Lisboa. Está habilitado com o grau académico Bacharelato (pré-Bolonha) em Ciências Militares Aeronáuticas – TMMEL (AFA, 2002), e frequentou, entre outros, o Curso Básico de Comando (AFA, 2007) e o Curso Promoção a Oficial Superior (Instituto de Estudos Superiores Militares, 2014).

Ingressou na Força Aérea, no dia 24 de fevereiro de 1992, na Base Aérea N.º 2, onde frequentou o Curso de Formação de Oficiais em Regime de Contrato, como Técnico de Manutenção de Material Aéreo.

Após o curso desempenhou funções nas seguintes Unidades: no Comando Aéreo dos Açores/Base Aérea N.º 4, como Supervisor da Secção de Publicações Técnicas, no Serviço de Documentação da Força Aérea, no Núcleo de Publicações Técnicas, como técnico de Publicações Técnicas, no Regimento de Infantaria N.º 1 e Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea, como Instrutor.

Em 1999, ingressou na Academia da Força Aérea (AFA), onde frequentou o Curso de Bacharelato em Tecnologias Militares Aeronáuticas, na Especialidade de Técnico de Manutenção de Material Electrotécnico (TMMEL).

Enquanto Oficial dos Quadro Permanentes, desempenhou funções na Base Aérea N.º 4, como Comandante da Esquadrilha de Manutenção de Material Electrotécnico de Terra, na Academia da Força Aérea (AFA), como Comandante de Esquadrilha de Alunos e da Esquadrilha de Manutenção de Base, no Centro de Manutenção Electrónica, como chefe de Núcleo, na Direção de Comunicações e Sistemas de Informação, como Adjunto para o Planeamento, Logística, Controlo Orçamental e Qualidade, na Base Aérea N.º 1, como Comandante da Esquadra de Manutenção de Base, e na Base Aérea N.º 6, como Comandante da Esquadra de Manutenção de Material Electrotécnico de Terra.

Foi promovido a Tenente-Coronel em 04 de maio de 2021.

Da sua nota de assentos constam diversos louvores e condecorações, das quais se destaca a Medalha de Mérito Militar 2.ª classe.

O Tenente-Coronel José Sargaço vive em união de facto e tem três filhas.