O Coronel Jurista Nuno Alberto Rodrigues Dias Costa nasceu em Sintra, em 15 de outubro de 1974. É Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pós-graduado em Direito Administrativo pela mesma Faculdade.

Após a conclusão da licenciatura, ingressou em 1997 na Força Aérea, com destino ao Regime de Contrato, exercendo as funções de Assessor Jurídico no Comando da Zona Aérea dos Açores. No ano letivo 1999/2000, frequentou o Estágio Técnico-Militar na Academia da Força Aérea, para ingresso nos Quadros Permanentes, na especialidade de Jurista.

Entre março de 2000 e outubro de 2002, esteve colocado na Assessoria Jurídica do Gabinete do CEMFA.
De 2002 a 2004 foi docente, em acumulação de funções, na Academia da Força Aérea.
Em novembro de 2002 foi colocado na Auditoria e Contencioso do Comando Logístico e Administrativo da Força Aérea (CLAFA), onde desempenhou funções de apoio jurídico nas matérias da contratação pública.
Após a frequência do Curso de Promoção a Oficial Superior, com a criação do Departamento Jurídico da Força Aérea (DJFA), passa a desempenhar, a partir de junho de 2010, as funções de Chefe da Secção de Assuntos Logísticos e Financeiros do DJFA, assegurando a conformidade legal dos atos praticados no âmbito da atividade de contratação pública da Força Aérea.
Em abril de 2021 regressou ao CLAFA, com a função de Chefe do Gabinete de Contratação.
Tomou posse como Diretor do Departamento Jurídico da Força Aérea, Interino, em 18 de abril de 2022.

Ao longo da sua carreira, integrou, em acumulação de funções, diversos grupos de trabalho para a aquisição, modernização ou alienação de sistemas de armas da Força Aérea, bem como Missões de Acompanhamento e Fiscalização (MAF) da execução dos contratos celebrados. Nestes, destacam-se a modernização das aeronaves P-3C (membro da MAF), a alienação das aeronaves F-16 à República da Roménia (coordenador jurídico do Grupo de Trabalho desde 2013) ou o contrato de prestação de serviços logísticos associados, de manutenção FISS das aeronaves C-295 (membro da MAF). Desde 2017 participa igualmente no programa de aquisição da aeronave KC-390, sendo membro da MAF na qualidade de coordenador jurídico.

Frequentou diversos cursos nacionais e estrangeiros, possuindo o Diploma de Especialização Jurídica na Administração Pública, do Instituto Nacional de Administração.

Possui diversos louvores e condecorações, destacando-se duas Medalhas de Prata de Serviços Distintos, Medalha de Mérito Militar de 1ª e 2ª Classe, Medalha da Defesa Nacional e Medalha de Mérito Aeronáutico de 2ª Classe.

O Coronel Nuno Costa é casado e tem duas filhas.