O Major Engenheiro Eletrotécnico, Fernando Miguel da Costa Sequeira Leitão, nasceu em Vila Longa, concelho de Sátão, distrito de Viseu, em 15 de novembro de 1976.
Em 2001 obteve o grau de Licenciado, Pré-Bolonha, em Engenharia Eletrotécnica - Automação e Energia.
Entre 2001 e 2003 desempenhou a função de Engenheiro Eletrotécnico na empresa Viatel Telecomunicações do grupo Visabeira.
Ingressou na Força Aérea a 12 de maio de 2003, onde frequentou o curso de formação de Oficiais na Especialidade de Técnico de Manutenção de Material Eletrotécnico, no Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea.
Após o término do curso, foi colocado, em dezembro de 2003, na Base Aérea n.º 5. Nesta Unidade desempenhou a função de Comandante da Esquadrilha de Sistemas de Energia em acumulação com a de Chefe do Gabinete de Ação Social, até ao final do ano de 2006.
Em 2007 é colocado na Direção de Eletrotecnia, desempenhando a função de responsável pelas Fontes de Alimentação de Recurso da Força Aérea.
Ingressa na especialidade de Engenheiros Eletrotécnicos em dezembro de 2008.
Obteve o grau Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores – Sistemas Elétricos, no ano de 2009, pela Universidade de Coimbra.
Em 2009 integra, a então criada Direção de Engenharia e Programas, exercendo a função de adjunto para os Sistemas Elétricos e de Compliance Verification Engineer, colaborando em diversos projetos pioneiros de implementação de sistemas aviónicos em diferentes aeronaves, desde o procurement até à sua certificação e, de aquisição e modernização de aeronaves, em acumulação com a de elemento do grupo de investigação de acidentes em aeronaves no âmbito dos fatores materiais.
Em 2015 é colocado na Direção Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN) do Ministério da Defesa Nacional. Foi o seu representante, para o contrato de Manutenção Full In Service Support do sistema de armas C-295. Participou em programas de aquisição e modernização de aeronaves da Força Aérea e na alienação de material de guerra das Forças Armadas. Permanece na Direção até ao início de 2020, ano em que frequenta o Curso de Promoção a Oficial Superior, no Instituto Universitário Militar.
Entre agosto de 2020 e 18 de julho de 2024, regressou ao local de ingresso na Instituição, Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea, onde desempenhou a função de Chefe do Núcleo de Apoio à Formação em acumulação com as funções de Chefe da Área de Estudos e Planeamento, Adjunto do Chefe do Gabinete Politécnico de Planeamento e Programação do Departamento da Força Aérea na Unidade Politécnica Militar, Gestor da Plataforma Sistema Integrado de Gestão do Ensino Superior Militar, Diretor do Curso de Formação de Sargentos Mecânicos de Eletrónica / Técnico Superior em Tecnologias Militares Aeronáuticas - Eletrónica, Diretor do Curso de Formação de Sargentos Mecânicos de Eletricidade / Técnico Superior em Tecnologias Militares Aeronáuticas – Eletrotecnia e de Docente do Departamento Politécnico da Força Aérea.
Da sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações, das quais se destacam a Medalha de Mérito Aeronáutico de 3ª classe e a Medalha de Prata de Comportamento Exemplar.
O Major Fernando Leitão é casado com Susana Leitão e tem dois filhos, o Martim e a Matilde.