Conteúdo principal

O Major Piloto Aviador Augusto Figueiredo nasceu em 1985, na Freguesia de Marvila, Santarém.

É licenciado (pré-Bolonha) em Ciências Militares Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea (2003-2007). Efetuou o seu tirocínio na Base Aérea de Colombus, Mississippi, Estados Unidos da América, onde voou as aeronaves T-6 Texan II e T-38C Talon, sendo brevetado em 2009.

Nesse mesmo ano foi colocado na Esquadra 201 “Falcões”, sita na Base Aérea n.º 5 em Monte Real, onde se qualificou em F-16 OCU e, posteriormente, em F-16 MLU.   

Desde então, obteve todas as qualificações em voo de F-16, e exerceu funções de Chefe da Secção de Apoio à Missão, Oficial de Planeamento Operacional, Chefe da Secção de Uniformização e Avaliação, e Oficial de Operações.

Como Piloto operacional esteve presente em diversas missões e exercícios nacionais e internacionais, entre os quais se destacam Icelandic Air Policing, Baltic Air Policing e Nato Assurance Measures. Frequentou, em 2014, o Curso Tactical Leadership Programme em Albacete, Espanha. 

Entre 2017 e 2018 participou, como Piloto Instrutor, no programa de alienação de F-16R à Força Aérea Romena, na Base Aérea de Fetesti.

Em 2019, concluiu o Curso de Promoção a Oficial Superior no Instituto Universitário Militar, regressando nesse mesmo ano para a Base Aérea de Monte Real como Chefe do Gabinete de Prevenção de Acidentes, função que viria a desempenhar novamente em 2023.  

Em janeiro de 2020, no âmbito da parceria entre a Força Aérea Portuguesa e a Airbus, efetuou o primeiro voo de reabastecimento aéreo automático, contribuindo para os testes e desenvolvimento do sistema Automated Air to Air Refueling (A3R).

Entre 2020 e 2023 desempenhou as funções de Electronic Warfare Staff Officer no NATO Deployable Air Command and Control Centre, Poggio Renatico, Itália. Adquiriu diversas qualificações no NATO Command Structure Joint Forces Air Component (NCS JFAC), Ramstein, Alemanha, onde viria a desempanhar a funçao de Chief of Current Operations  após a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022.

À data da sua tomada de posse como Comandante da Esquadra 301 “Jaguares”, o Major Piloto Aviador Augusto Figueiredo acumula cerca de 1800 horas de voo, está habilitado com os cursos curriculares de carreira e regista, na sua folha de serviço, vários louvores e condecorações.

Frequenta atualmente o Doutoramento em Ciências Militares no Instituto Universitário Militar.

O Major Augusto Figueiredo é casado e tem três filhos.