Conteúdo principal

A Brigadeiro-General Médica Aeronaútica Maria Inês Monteiro Godinho de Matos Loureiro nasceu em Lisboa.

Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa ingressou, em 1998, na Academia da Força Aérea, onde realizou o Estágio Técnico-Militar para ingresso nos Quadros Permanentes da especialidade de Médicos, seguido da realização do Curso de Medicina Aeronáutica.

Como médica aeronáutica, antes, durante e após o Internato Complementar da Especialidade de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva que terminou em 2009, desempenhou funções nas Unidades de Saúde da Base Aérea n.º 1 e da Base Aérea n.º 4, onde teve oportunidade de participar em várias missões de evacuação aeromédica e de busca e salvamento.

Realizou o Curso de Promoção da Oficial Superior, no Instituto de Estudos Superiores Militares, no ano letivo de 2009/2010.

Em 2011 foi colocada no Hospital da Força Aérea, agora Hospital das Forças Armadas - Polo de Lisboa (HFAR-PL), passando a integrar o corpo clínico do Serviço de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva, Serviço que chefiou, entre outubro de 2017 e janeiro de 2019, acumulando com as funções de Chefe do Serviço de Urgência, entre julho 2016 e outubro de 2017, e após essa data e até janeiro de 2019, com as de Chefe do Departamento de Urgência e Cuidados Intensivos, desse polo hospitalar. 

Durante o ano de 2019 assumiu as funções de Diretora Clínica do HFAR-PL e realizou o Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde (PADIS) da AESE Business School.

É detentora das Competências atribuídas pela Ordem dos Médicos, em Medicina Aeronáutica desde 2016, em Medicina Militar desde 2021 e em Gestão de Serviços de Saúde desde 2022. Pós-Graduada em Gestão de Serviços de Saúde no ISCTE-Executive Education e Mestre em Gestão pelo ISCTE.

Entre janeiro de 2020 e julho de 2021, colocada na Direção de Saúde Militar (DIRSAM) do Estado Maior General das Forças Armadas (EMGFA), desempenhou funções de Chefe da Repartição de Estudos, Planeamento e Qualidade, onde coordenou e participou em vários grupos de trabalho  no âmbito da reestruturação da saúde militar e integrou a equipe de coordenação “Task Force Covid”.

De agosto de 2021 a setembro de 2022 foi Presidente da Junta de Saúde da Força Aérea tendo desempenhado simultaneamente as funções de Subdiretora da Saúde da Força Aérea.

No ano letivo de 2022/2023 frequentou o Curso de Promoção da Oficial General, no Instituto Universitário Militar. 

De outubro de 2023 a dezembro de 2024 desempenhou novamente as funções de Subdiretora da Saúde da Força Aérea.

Promovida a Brigadeiro-General em dezembro de 2024, assumiu o cargo de Diretora de Saúde da Força Aérea no dia 6 de janeiro de 2025.

A Brigadeiro-General Inês Matos tem diversos louvores e condecorações, é casada e têm 3 filhos.