Conteúdo principal

O Coronel Paulo Guilherme Domingos Ferreira Simões nasceu no dia 03 de janeiro de 1967 e é natural de Vila Franca de Xira.

Foi incorporado na Base Aérea n.º 2, na Ota, em 6 de janeiro de 1986 e, após a frequência do Curso de Oficiais Milicianos de Técnico de Operações e Conduta de Interceção, foi colocado na Esquadra n.º 12, em Paços de Ferreira e na Esquadra n.º 11 em Montejunto.

Ingressou nos Quadros Permanentes, após frequentar o 1.º Curso de Bacharelato em Tecnologias Militares e Aeronáuticas entre outubro de 1991 e outubro de 1994, na especialidade de Técnico de Pessoal e Apoio Administrativo.

Ao longo da sua carreira militar, desempenhou diversas funções quer em várias unidades da Força Aérea, quer na estrutura do Ministério da Defesa Nacional.

Entre 1995 e 2000 esteve colocado na Base Aérea N.º 4 onde foi Chefe da Secção de Aquisições, Adjunto do Diretor da Rádio Lajes, Chefe do Sector de Subsistências e Comandante da Esquadrilha de Pessoal. Cargo que voltou a ocupar na Base Aérea N.º 11 entre 2000 e 2002.

Em 2002 foi colocado no Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea onde desempenhou diversas funções, nomeadamente, Chefe da Secretaria-geral, Diretor do Curso de Formação de Formadores, Chefe do Núcleo de Apoio e Pessoal Administrativo e integrou a equipa que implementou a capacidade e-Learning na Força Aérea.

Entre 2009 e 2012 esteve colocado no Comando de Instrução e Formação da Força Aérea tendo exercido as funções de Adjunto para a Avaliação e Qualidade do Gabinete de Avaliação e Qualidade e de Administrador de Informação de Instrução e Formação.

Entre 2012 e 2015 exerceu funções no Estado-Maior da Força Aérea, como Adjunto para o Planeamento de Efetivos na Repartição de Pessoal, Divisão de Recursos.

Entre 2015 e 2019, desempenhou funções como Consultor na Área Técnica de Recursos Humanos na Direção de Serviços dos Sistemas de Informação (DSSI) da Secretaria-geral do Ministério da Defesa, apoiando na implementação do Sistema Integrado de Gestão (SIG) na área de Recursos Humanos e Vencimentos no universo da Defesa Nacional.

Em 2019 ocupou o cargo de Chefe da Repartição de Dados e Proteção Social na Direção de Pessoal tendo acumulado também as funções de Administrador de Informação da Área de Pessoal até final do ano de 2021.

Foi Comandante do Grupo de Apoio do Depósito Geral de Material da Força Aérea até ser promovido ao posto de Coronel em outubro de 2022.

Voltou a desempenhar funções na Secretaria-Geral do Ministério da Defesa Nacional como Adjunto do Diretor de Serviços dos Sistemas de Informação, até maio de 2023, tendo sido Gestor do projetos BID – Business Intelligence da Defesa e Dados Abertos da Defesa.

Da sua folha de serviços constam diversos louvores, menções honrosas e as seguintes condecorações: Medalhas de Serviços Distintos Grau Prata, Medalhas de Mérito Militar de 2.ª e 3.ª Classe e Medalhas de Ouro e Prata de Comportamento Exemplar.

Possui o Mestrado em Pedagogia do E-Learning.

O Coronel Paulo Simões passou à situação de Reserva Fora da Efetividade de Serviço no dia 13 de maio de 2023 tendo regressado à Efetividade de Serviço para tomar posse como Chefe do Serviço de Ação Social em 09 de dezembro de 2025.