O Coronel Diamantino Fernandes nasceu na freguesia de São Sebastião de Pedreira, Concelho de Lisboa, no dia 24 de setembro de 1968.
Ingressou na Força Aérea no dia 5 de janeiro de 1987 para frequentar o Curso de Oficiais Milicianos na especialidade de Técnico de Abastecimento.
Serviu durante quatro anos, de 1987 a 1991 na Secção da Catalogação, da Direção de Abastecimento, em Alfragide.
Ingressou no Quadro Permanente, na especialidade de Técnico de Operações de Comunicações e Criptografia, a 1 de outubro de 1994, depois de frequentar o primeiro Curso de Bacharelato de Tecnologias Militares e Aeronáuticas (CBTMA) 91/94, na Academia da Força Aérea.
Serviu como Oficial de Comunicações e Cripto e Chefe do Centro de Comunicações, de várias unidades, de 1995 a 2005.
Prestou serviço como Oficial de Informações Militares, na Divisão de Informações Militares – Repartição de Planeamento, de 2005 a 2008.
Entre 2008 e 2015 foi colocado na Presidência da República, como Oficial de Comunicações do Presidente da República e Chefe do Centro de Comunicações da Presidência da República.
Exerceu o cargo de Chefe do Departamento de África e de Head of Libya Work strand, no NATO Intelligence Fusion Centre, de 2015 a 2018.
Foi Chefe da Repartição de Informações Militares (A2) e Head of Air Force Intelligence, no Comando Aéreo, de 2018 a 2021.
Foi Coordenador da Área de Ensino Específica da Força Aérea, Diretor do Curso de Promoção a Oficial Superior – Força Aérea (Pós-graduação em Ciências Militares Aeronáuticas), e docente responsável pela unidade curricular “Estudos do Poder Aeroespacial”, no Instituto Universitário Militar até à sua passagem à reserva, em 24 de setembro de 2023, quando fez os 55 anos de idade.
Frequentou todas as escolas e cursos de carreira da Força Aérea em Portugal e graduou-se no Instituto Universitário Militar, na Pós-graduação em Informações Militares.
Além disso, frequentou o Defense Intelligence Agency Analyst Course, Defense Intelligence Agency Structured Analysis and Critical Thinking Course, Defense Intelligence Agency Advanced Critical Thinking Course e o NATO CJ2X Course.
É Professor convidado pela Área de Ensino Específica da Força Aérea, na unidade curricular “Estudos do Poder Aeroespacial” – módulo de Análise de Conflitos, no Instituto Universitário Militar, desde setembro de 2024.
Foi condecorado pelo Presidente da República como Comendador da Ordem Militar de AVIS em 2015.
O Coronel Diamantino Fernandes é casado com Ana Paula e tem 2 filhos, Inês e Paulo.
