Conteúdo principal

O Coronel Piloto Aviador Francisco Manuel Ferreira Nobre Dionísio nasceu nas Caldas da Rainha em 31 de dezembro de 1971.

Com 17 anos ingressou na Academia da Força Aérea, no curso 89/94 “Plácido de Abreu”, onde frequentou a Licenciatura em Ciências Militares e Aeronáuticas na especialidade de Piloto Aviador, tendo sido brevetado em 1994, após o curso de pilotagem em Beja, na Esquadra 101,”Roncos”.

Após o brevetamento, e ainda em Beja, efetuou o curso de “Conversão para Aeronaves de Caça” na Esquadra 103 “Caracóis”, em 94/95, tendo sido selecionado para o F-16 – fazendo parte do primeiro grupo de pilotos a transitar diretamente da fase de instrução/conversão para uma Esquadra Operacional de F-16.

Como piloto de F-16, desde 1995, acumulou as qualificações operacionais de Comandante de Parelha, Comandante de Esquadrilha, Comandante de Esquadra em Voo, Piloto de Experiências e Piloto Instrutor de F-16.

Em 2006, após curso nos EUA, na National Test Pilot School, averbou a qualificação de “Piloto de Testes”, funções que exerceu durante dois anos em Edwards Air Force Base, como parte da equipa multinacional responsável pelo “Desenvolvimento, Teste e Avaliação” dos programas de modernização dos F-16MLU, que equipam a Força Aérea.

Apesar de ter passado a maior parte da sua carreira como piloto operacional na Esquadra 201 “Falcões”, onde exerceu funções de Comando, esteve ainda colocado na Esquadra 301 “Jaguares”, onde se qualificou em F16MLU e na Esquadra 416 “Skulls”, em Edwards Air Force Base, como piloto de testes.

De 2012 a 2014, exerceu funções como Adjunto para o Sistema de Armas F-16, na Divisão de Operações do EMFA, tendo feito parte do Grupo de Trabalho responsável pelo planeamento e execução do programa de alienação de F-16 para a Força Aérea Romena.

De 2014 a 2016, exerceu as funções de Comandante do Grupo Operacional 51, tendo neste período comandado três Forças Nacionais Destacadas de F-16, no âmbito do NATO Baltic Air Policing e NATO Assurance Measures. Acumulou ainda com as funções de F-16 NRF Commander indigitado.

De 2016 a 2019 foi colocado no NATO AIRCOM TACEVAL Division, como Operations Section Head e mais tarde como Operations Branch Head. 

De 2019, à data, esteve colocado no EMFA como Chefe da Divisão de Operações.

Soma, até então, mais de 2300 horas de voo no F-16A e F-16MLU e, como Piloto de Testes, acumulou experiência em mais de 20 tipos de Aeronaves de Asa Fixa e Rotativa, assim como vários tipos de Simuladores de Voo.

Em termos de experiências profissionais mais relevantes, destacam-se a participação na Operação Allied Force, no âmbito do conflito armado do Kosovo, a participação no Exercício Internacional Red Flag, nos Estados Unidos da América, o comando de diversas FND e as funções como Piloto de Testes.

Do ponto de vista académico o Coronel Francisco Dionísio, além da licenciatura, frequentou o “Curso Básico de Comando” em 2000, o “Curso Geral de Guerra Aérea” em 2004 e efetuou uma Pós-Graduação, conducente a Mestrado, em “Relações Internacionais”, na UAL, em 2005. 

Na sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações, dos quais se destacam a Medalha de Mérito Militar de 2ª Classe, a Medalha de Mérito Aeronáutico de 2ª Classe e a Medalha de Prata de Serviços Distintos assim como várias condecorações nacionais e internacionais no âmbito das missões NATO.

O Coronel Francisco Dionísio é casado com Alice Renata de Melo Dácio e tem dois filhos.