O Major Piloto-Aviador David Jorge Madeira Fernandes nasceu em Faro a 9 de dezembro de 1985.

Ingressou na Academia da Força Aérea em 2003 no curso “Sónicos”, onde frequentou a Licenciatura em Ciências Militares e Aeronáuticas na especialidade de Piloto Aviador.

Durante a Academia voou Chipmunk MK-20.

Terminada a componente curricular da Licenciatura, realizou o Tirocínio na Base Aérea de Beja, na Esquadra 101, entre setembro de 2007 e setembro de 2008, voando a aeronave Epsilon TB-30.

Como Oficial Piloto Aviador dos Quadros Pernanentes, foi colocado na Esquadra 103, onde realizou o Curso de Pilotagem Complementar em Aviões a Reacção, o Curso de Conversão de Pilotagem em Aviões de Combate e o Curso de Instrutor da Fase Avançada em Aviões a Reacção.

Após a sua qualificação inicial no caça-bombardeiro Dassault/Dornier Alpha-Jet, o Capitão David Fernandes obteve as restantes qualificações na aeronave:  Comandante de Parelha em Voo, Comandante de Esquadrilha em Voo e Piloto de Ensaios/Experiências. A 31 de janeiro de 2018 realizou o último voo da aeronave Alpha-Jet na Força Aérea Portuguesa, perfazendo um total de 1300 horas de voo nesta aeronave.

Desempenhou funções como Oficial de Planeamento Operacional, Chefe da Secção de Uniformização e Avaliacão em Vôo e Oficial de Operações. Comandou a Esquadra 103 de março de 2015 a abril de 2016.

Em fevereiro de 2018 foi colocado na Esquadra 601 “Lobos”. Obteve todas as qualificações como Copiloto de P-3C CUP+. Desempenhou as funções de Chefe da Secção de Planeamento Operacional e Oficial de Operações. Participou em diversas missões, destacando-se a Operação Sophia, Sigonella, Itália.

Realizou em 2011 o Curso de Formação Pedagógica de Formadores no Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea, na Ota.

Em 2012, realizou o Curso Básico de Comando no Centro de Estudos Aeronáuticos em Sintra.

Frequentou em 2019 o Instituto Universitário Militar, onde realizou o Curso de Promoção a Oficial Superior.

A 16 de setembro de 2020 assumiu o Comando da Esquadra 101 “ Roncos”.

Detém diversos louvores individuais e coletivos e as Medalhas de Mérito Militar de 3ª Classe e de Comportamento Exemplar Grau Prata.

O Capitão David Fernandes é casado com Marta Fernandes e tem dois filhos, o Guilherme e a Alice.