Conteúdo principal

Esquadra 802 – "Águias"

Emblema da Esquadra

Símbolo circular de orla azul e fundo branco em que se podem ver três elementos centrais sobre a Cruz de Cristo.

O azul da orla representa o ar e o espaço, simboliza a lealdade e o zelo. O fundo branco é associado à ideia de pureza e de início, condição em que os novos alunos pilotos integram a Academia da Força Aérea. 

Na orla, inscrito a dourado como símbolo de força, robustez e firmeza, encontram-se em destaque as iniciais "AFA" e, ao centro, o nome da primeira Esquadra dos futuros oficiais Pilotos Aviadores: “ESQ. 802 - ÁGUIAS". Em baixo, o lema que serve de mote para a sua entrada no mundo aeronáutico: “No futuro ousadia, da Pátria baluarte”.  

A Cruz de Cristo é um dos símbolos representativos da Nação, presente também nas aeronaves da Força Aérea e é tomada como a base e o objetivo a ter em mente na formação dos novos pilotos: pela Nação e para a Nação.

A águia é expressão histórica do voo e do poder aéreo. A espada da Academia representa os valores militares incutidos aos alunos durante a sua formação na Esquadra.    
 
O livro com o escudo português na capa representa o esforço e estudo diretamente ligado ao desenvolvimento académico dos alunos durante o seu percurso na Academia.