REAL THAW 2019
A Força Aérea Portuguesa realiza o exercício multinacional Real Thaw 2019 (RT19), entre os dias 22 de setembro e 04 de outubro, a partir da Base Aérea N.º11, em Beja.
O RT19 junta militares da Força Aérea, Marinha e Exército portugueses e forças da Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Estados Unidos da América e NATO, num total de 600 participantes e 21 aeronaves.
OBJETIVOS
O RT19 tem como principal objetivo avaliar e certificar a capacidade operacional da Força Aérea, proporcionando treino conjunto multinacional.
São também objetivos deste exercício preparar os militares para missões internacionais em cenários operacionais e proporcionar interoperabilidade entre países e respetivos meios.
Desta forma, o RT19 desenrola-se tendo como base o treino, a qualificação e o aprontamento das unidades aéreas, e respetivas tripulações, de forma a dotar as mesmas com as valências necessárias à realização de operações aéreas.
Durante o RT19 serão executadas as seguintes missões:
› Defesa do espaço aéreo;
› Proteção a helicópteros e viaturas terrestres de transporte em missão humanitária;
› Apoio aéreo próximo a forças terrestres e operações especiais;
› Extração de elementos militares ou civis, com e sem ameaça aérea;
› Lançamento de carga e de Pára-quedistas;
› Busca e Salvamento em zonas de combate;
› Evacuações aeromédicas;
› Operações CIMIC ( Cooperação civil – militar);
› Ataque convencional com armamento guiado e de alta precisão a alvos fixos e móveis;
› Ataque convencional a forças marítimas.
SPOTTERS
REGULAMENTO
Durante o REAL THAW 2019, será realizado um Spotters Day, na Base Aérea N.º 11, em Beja, no dia 30 de setembro.
O Spotters Day destinar-se-á a todos os apreciadores de fotografia e amantes da aviação militar e terá um limite de 100 participantes.
A participação obriga a inscrição, mediante o envio de um e-mail para realthaw@emfa.pt.
No e-mail enviado, deverá ser indicado o número de BI ou CC.
As inscrições iniciam-se às 00h00, do dia 10 de setembro, e terminam assim que esteja atingido o número máximo de participantes.
A lista final será divulgada no dia 17 de setembro.
As inscrições consideram-se oficialmente aceites quando forem divulgadas na página.
A participação no Spotters Day tem um custo de 25€ e inclui um patch do RT19 e refeições.
O Spotters Day tem um programa definido e realizar-se-á entre as 10h00 e as 22h00. Haverá atividade aérea diurna e noturna.
As atividades seguirão o percurso delineado, com um Oficial a indicar o itinerário e a acompanhar todo o evento.
O uso de um colete refletor é obrigatório para cada participante.
Cada participante poderá enviar fotografias para o e-mail das Relações Públicas do exercício, a fim de enriquecer o acervo fotográfico da Força Aérea, podendo a instituição divulgar essas imagens em alguns casos.
A Força Aérea, mediante o envio voluntário de fotografias para o e-mail já referido, pode utilizar essas imagens livremente, renunciando o autor a receber qualquer contrapartida financeira ou de outra índole. Os créditos serão, naturalmente, concedidos ao autor.
Os custos inerentes à aquisição de produtos alimentares ou outros bens e serviços durante as atividades são da responsabilidade dos participantes.
Por motivos operacionais, a Força Aérea Portuguesa pode ter de alterar ou suspender atividades previstas para o exercício RT19, no seu todo ou em parte, não lhe sendo imputada qualquer responsabilidade.
As inscrições serão ordenadas por ordem cronológica de entrada na conta de e-mail indicada, caso seja necessário limitar o número de participantes.
Nota: Para os menores de idade que pretendam participar, existe a obrigação de se fazerem acompanhar pelo Termo de Responsabilidade para Menores, disponível aqui, tendo contudo de ser acompanhados por um responsável maior de idade.
LISTA DE SPOTTERS INSCRITOS
CONTACTOS
Alferes Ariana Santos +351 911 826 150
Alferes Mauro Rodrigues +351 914 324 273
E-mail: realthaw@emfa.pt