Conteúdo principal

Serviço Administrativo e Financeiro

Missão

O Serviço Administrativo e Financeiro (SAF) tem por missão assegurar as operações financeiras de natureza central e apoiar e controlar a execução orçamental e a gestão financeira dos órgãos cuja responsabilidade administrativo-financeira lhe seja atribuída.

Competências

a) Certificar-se do cumprimento dos requisitos legais nas despesas a realizar e nas receitas a cobrar;

b) Liquidar as despesas realizadas e as receitas obtidas;

c) Acompanhar e controlar a situação orçamental dos órgãos apoiados;

d) Preparar a centralização das contas mensais das Unidades/Órgãos e das demonstrações financeiras e respetivos anexos, a serem incluídos na prestação de contas da Força Aérea;

e) Processar vencimentos, outros abonos e respetivos descontos ao pessoal dos órgãos apoiados e do pessoal na situação de reserva;

f) Lançar contabilisticamente e executar os pagamentos de vencimentos e de descontos a todo o pessoal da Força Aérea.