Brasão
Escudo - De negro, morcego volante de prata membrado de vermelho e com os olhos do mesmo.
Divisa - Num listel de branco, sotoposto ao escudo, em letras de estilo elzevir, maiúsculas, de negro: «« HIC ET UBIQUE »»
Coronel Aeronáutico - É de ouro, constituído por um aro liso com virolas nos bordos superior e inferior, encimado por oito pontas, das quais cinco aparentes. A ponta central e as laterais são encimadas por duas asas de águia estendidas. As pontas intermédias são encimadas por cruzes de Cristo.
Simbologia
O Morcego - símbolo da vigilância, da orientação e do guiamento é alusão à atividade operacional da Unidade que se baseia na vigilância do espaço aéreo e no guiamento da caça na interceção do inimigo atacante.
Coronel Aeronáutico - é sinal distintivo privativo da Força Aérea que com ele caracteriza todas as suas Unidades e Órgãos. O negro - representa a firmeza traduzida na disciplina, o bom senso e o conhecimento da especialidade, qualidades que assistem ao pessoal que serve na Unidade.
A prata - significa a humildade com que é executada a missão e a riqueza traduzida nos resultados obtidos.
O vermelho - significa a coragem e o ardor bélico.
Estandarte
Esquartelado de prata e negro, bordadura contra-esquartelada e acantonada dos mesmos; brocante uma cruz firmada de vermelho.
Ao centro, brocante sobre o ordenamento e a cruz, um escudo com o brasão de armas da Unidade circundado por um listel de prata com a divisa "HIC ET UBIQUE".
Em cada canto da bordadura inscrevem-se as iniciais "ER2" bordadas de negro sobre prata e de prata sobre negro.
O Estandarte está debruado por um cordão de prata e vermelho e tem franja de prata e negro.