O Falcon 50, concebido e produzido pela fábrica francesa MARCEL DASSAULT, é um trirreator que, pelas suas caraterísticas e qualidades, oferece flexibilidade de emprego, segurança em todas as suas circunstâncias e excelentes performances em cruzeiro.
A utilização de três motores na sua conceção permite-lhe efetuar trajetos com sobrevoo de zonas de ambiente hóstil (oceanos ou desertos), podendo percorrer distâncias de cerca de 5500 km sem necessitar de escalas técnicas para reabastecimento.
A nível de equipamentos e instrumentos, possui o que de mais moderno existia na altura, os aviónicos têm várias valências, nomeadamente a capacidade de agregar uma série de informações num só monitor, que lhe conferem a possibilidade de efetuar aproximações a pistas em condições mínimas de visibilidade, o que na altura era um conceito pioneiro.
De forma a aumentar a segurança em voo, foram feitas recentemente algumas modernizações consideradas vitais no âmbito da aviação do século XXI.
Assim, procedeu-se à instalação de diversos sistemas, tais como: TCAS (Traffic Collision Avoidance System), EGPWS (Enhanced Ground Proximity Warning System), CVR (Cockpit Voice Recorder), FDR (Flight Data Recorder) e Transponder com Modo S.
Especificações Técnicas
Motor
3 x GARRETT TFE 731-3-1
Potência
3x 16,34 kN
Comprimento
18,52 m
Envergadura
18,86 m
Altura
6,97 m
Velocidade Máxima
887 km/h
Alcance Máximo
5.556 km
Autonomia Máxima
07H00
Peso vazio
9.150 kg
Peso máximo na descolagem
18.500 kg
Tecto Máximo
15.000 m
Macas
2
Passageiros
12
Tripulação
3
Combustível
5.624 L