Marcel-Dassault Falcon 50

 

O Falcon 50, concebido e produzido pela fábrica francesa MARCEL DASSAULT, é um tri-reator que, pelas suas caraterísticas e qualidades, oferece flexibilidade de emprego, segurança em todas as suas circunstâncias e excelentes performances em cruzeiro.

A utilização de três motores na sua conceção permite-lhe efetuar trajetos com sobrevoo de zonas de ambiente hóstil (oceanos ou desertos), podendo percorrer distâncias de cerca de 5500 km sem necessitar de escalas técnicas para reabastecimento.

A nível de equipamentos e instrumentos, possui o que de mais moderno existia na altura, os aviónicos têm várias valências, nomeadamente a capacidade de agregar uma série de informações num só monitor, que lhe conferem a possibilidade de efetuar aproximações a pistas em condições mínimas de visibilidade, o que na altura era um conceito pioneiro.

De forma a aumentar a segurança em voo, foram feitas recentemente algumas modernizações consideradas vitais no âmbito da aviação do século XXI.

Assim, procedeu-se à instalação de diversos sistemas, tais como: TCAS (Traffic Collision Avoidance System), EGPWS (Enhanced Ground Proximity Warning System), CVR (Cockpit Voice Recorder), FDR (Flight Data Recorder) e Transponder com Modo S.

Especificações Técnicas

Motor

3 x GARRETT TFE 731-3-1

Potência

3x 16,34 kN

Comprimento

18,52 m

Envergadura

18,86 m

Altura

6,97 m

Velocidade Máxima

887 Km/h

Alcance Máximo

5.556 km

Autonomia Máxima

07H00

Peso vazio

9.150 Kg

Peso máximo na descolagem

18.500 Kg

Tecto Máximo

15.000 m

Macas

2

Passageiros

12

Tripulação

3

Combustível

5.624 L