O C-130H é um avião quadrimotor, turbo-hélice, de asa alta e trem retrátil.
O acesso ao compartimento de carga na fuselagem é feito pela parte traseira do avião, que se abre em rampa, facilitando, desta forma, não só as operações de carga e descarga, mas também o transporte de cargas volumosas (viaturas pesadas), o lançamento de carga em paraquedas ou por extração a baixa altitude e ainda, o lançamento de paraquedistas.
Na configuração sanitária o C-130H pode transportar até 74 macas e, na versão C-130H-30, poderão ser transportadas até 97 pessoas.
As suas excecionais características operacionais (robustez, versatilidade, capacidade, raio de ação e autonomia), garantem à Força Aérea Portuguesa a capacidade para a realização de missões de transporte aéreo tático e transporte aéreo geral, de busca e salvamento, e apoio logístico às Forças Armadas Portuguesas e Forças NATO.
A Força Aérea Portuguesa possui três C-130H-30, versão que resulta do alongamento do C-130H, pela introdução na fuselagem de dois anéis, que aumentam o comprimento total da aeronave em 4,572 m, o que lhe confere maior capacidade volumétrica sem lhe alterar significativamente a "perfomance" básica.
Especificações Técnicas
Motor
4 x ALLISON T-56-A-15
Potência
4x 4910 HP
Comprimento
29,79 m / 34,36 m
Envergadura
40,41 m / 40,41 m
Altura
11,65 m / 11,65 m
Diametro
4 m
Velocidade Máxima
589 km/h / 589 km/h
Alcance Máximo
6480 km
Autonomia Máxima
13 horas
Peso vazio
36.300 kg / 38.600 kg
Peso máximo na descolagem
69.750 kg / 69.750 kg
Peso máximo com carga
18.200 kg / 15.900 kg
Distância para descolagem
457.2 m
Distância para aterrar
716.28 m
Tecto de Serviço
10.668 m / 10.668 m
Raio de acção
6.480 km / 6.480 km
Macas
70/6 ou 74/2 / 93/8 ou 97/4
Passageiros
92 / 128
Infantaria
78 / 114
Paraquedistas
64 / 92
Tripulação
6
Combustível
23.200 L / 23.200 L
Ano de Ínicio
1977