Nasceu na freguesia de S. João Batista, em Tomar, no dia 11 de agosto de 1963.

Frequentou, em Torres Novas, as Escolas Primária n.º 1, Manuel de Figueiredo e Secundária de Maria Lamas, até ao 12.º Ano de escolaridade, passando de seguida a exercer as funções de Professor Provisório do 12.º Grupo (Eletrotecnia) na Escola Secundária de Maria Lamas.

No dia 4 de janeiro de 1984 ingressou na Força Aérea, como Soldado Cadete, para frequentar o Curso de Formação de Oficiais Milicianos Técnicos de Manutenção de Material Aéreo e no dia 3 de março foi promovido a Aspirante-a-Oficial.

Em outubro de 1984 foi colocado na Base Aérea n.º 3, em Tancos, como Chefe da Secção de Instrução e Treino do Grupo de Material e em março de 1985 foi promovido a Alferes. De janeiro a dezembro de 1985, em regime de acumulação de funções, foi Instrutor da disciplina de Motores de Aeronaves na Esquadra 111.

De setembro de 1987 a maio de 1989 frequentou no Centro de Instrução da Base Aérea n.º 2, na Ota, o Curso de Formação de Oficiais, findo o qual ingressou no Quadro Permanente. Entretanto, em março de 1988, foi promovido a Tenente.

Em maio de 1989 foi colocado na Base Aérea n.º 5, em Monte Real, como Chefe da Secção de Documentação Planeamento e Programação, do Controlo de Manutenção, de onde, em setembro de 1989, regressou à Base Aérea n.º 3, para Chefiar a Secção da Análise de Produção e, em acumulação, a Secção de Instrução e Treino.

Em novembro de 1990 assumiu as funções de Comandante de Esquadrilha de Manutenção do Equipamento Auxiliar.

De fevereiro a março de 1991 frequentou o Curso de Instrução Teórica do Alouette III e do motor Artouste III B e, em junho desse ano, foi nomeado Comandante de Esquadrilha de Aeronaves do Primeiro Escalão (Alouette III e CASA 212 Aviocar).

Em 1992, em regime de acumulação de funções, foi nomeado Porta-Estandarte da Unidade e, em setembro de 1993, foi colocado no Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea, como Instrutor do Núcleo de Material Aéreo, onde ministrou as cadeiras de Propulsão, Organização de Manutenção e Chefia e Liderança. 

De janeiro a março de 1994 esteve em diligência no Instituto de Altos Estudos da Força Aérea a frequentar o Curso Básico de Comando e, em maio desse ano, foi promovido a Capitão.

De abril a junho de 1996 frequentou o Curso de Formação Pedagógica de Formadores na Escola de Instrutores da Força Aérea.

Em janeiro de 1997 foi colocado no Gabinete de Comunicação e Relações Públicas do Ministério da Defesa Nacional como Adjunto do Chefe da Área de Imagem e Divulgação, tendo participado em diversas ações, de que se destacam: colaborador do Grupo de Trabalho da «Profissionalização das Forças Armadas»; Adjunto do Chefe da «Reunião Informal dos Ministros da Defesa da NATO 98»; Delegado do Ministério da Defesa Nacional no Secretariado da Modernização Administrativa para o sistema INFOCID, na Presidência do Conselho de Ministros.

Em março de 1997 frequentou no Centro de Estudos para o Desenvolvimento Regional o Curso de Marketing e Comunicação na Administração Pública e, em maio, no Maxman Institute of Intelligence, o Curso de Técnicas de Criatividade em Relações Públicas. Em junho fez o Curso de Novas Tecnologias na Comunicação com o Público, no Instituto Nacional da Administração.

Em janeiro de 1998 foi nomeado Chefe da Área de Imagem e Divulgação do Gabinete de Comunicação e Relações Públicas do Ministério da Defesa Nacional, destacando-se a sua participação como: Coordenador da representação do Ministério da Defesa Nacional e das Forças Armadas nos «Fórum Estudante e Juventude», na Feira Internacional de Lisboa; Coordenador da representação do Ministério da Defesa Nacional e das Forças Armadas no «Festival Mundial da Juventude», na Presidência do Conselho de Ministros; Gestor de imagem e conteúdos da página do Ministério da Defesa Nacional na Internet; e Coordenador da edição do Fac-símile «Lyvro de Plantaformas das Fortalezas da Índia». 

Em 1999, em regime de acumulação, foi nomeado Chefe da Área de Apoio Audiovisual do Gabinete de Comunicação e Relações Públicas do Ministério da Defesa Nacional neste período releva-se: a participação na Reunião Informal dos Ministros da Defesa da União Europeia 2000, como Chefe da Equipa de Apoio e Instalações; Coordenador da representação do Ministério da Defesa Nacional e das Forças Armadas nos «Fins de semana da Juventude», realizado pela Câmara Municipal da Lousã; Coordenador da representação do Ministério da Defesa Nacional e das Forças Armadas na Feira «Crescer para Competir», na Associação Comercial e Industrial de Coimbra; Chefe da Delegação Portuguesa nos Festivais Internacionais de Cinema Militar em Roma em 1999, 2001 e 2002; e, em regime de requisição e em acumulação de serviço, coordenador da Cerimónia do Contrato de Concessão do Comboio na Ponte 25 de Abril, no Ministério do Equipamento, Planeamento e Administração do Território.

Em maio de 2001 foi nomeado Ajudante-de-Campo do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Defesa Nacional e, a 3 de julho do mesmo ano, Assessor de Relações Públicas e de Imprensa do Ministro da Defesa Nacional.

Em abril de 2002 regressou ao Gabinete de Comunicação e Relações Públicas do Ministério da Defesa Nacional para desempenhar as funções de Chefe da Área da Comunicação Social.

Em janeiro de 2003 regressou à Força Aérea, tendo sido colocado na Base Aérea n.º 5 como Chefe do Gabinete Técnico. Ainda em 2003, e em regime de acumulação, foi nomeado Chefe do Gabinete do Comandante da Base e Oficial de Relações Públicas da Unidade. 

Em 2005 foi nomeado Adjunto Militar do Primeiro-Ministro. Ainda no ano de 2005 regressou à Força Aérea, tendo sido nomeado Comandante da Esquadrilha de Infraestruturas da Base Aérea n.º 5 e, em acumulação, Chefe do Gabinete Técnico.

No ano letivo 2006/2007 frequentou, no Instituto de Estudos Superiores Militares, em Pedrouços, o Curso de Promoção a Oficial Superior e, em outubro de 2007, foi promovido a Major, data em que passou a desempenhar as funções de Chefe do Centro de Gestão de Manutenção.

Em setembro de 2008 assumiu as funções de Comandante da Esquadra de Manutenção de Aeronaves F-16.

Em março de 2011 foi nomeado Assessor para o Protocolo do General Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas e, em maio, frequentou o Curso de Relações Públicas e Protocolo no International Consultancy Portugal. 

Em fevereiro de 2012 fez o Curso de Protocolo Institucional no International Consultancy Portugal. Em meados de 2012 passou a desempenhar as funções de Chefe da Área de Apoio Social do Centro de Apoio Social de Tomar, no Instituto de Ação Social das Forças Armadas.

Em 2013 assumiu as funções de Diretor em exercício do Centro de Apoio Social de Tomar e, posteriormente, Subdiretor do referido Centro de Apoio Social.

Em maio de 2014 foi nomeado Chefe do Gabinete do Comandante da Base Aérea n.º 5 e, em acumulação, coordenador das Comemorações do 20.º Aniversário do F-16 ao serviço da Força Aérea. Nesta colocação coordenou ainda a Celebração dos 30 anos da fundação da Esquadra 304 Magníficos, evento que possibilitou a reidentificação desta Unidade Aérea com a história da Base Aérea n.º 5.

Em janeiro de 2015 foi nomeado, pela segunda vez, Comandante da Esquadra de Manutenção de Aeronaves da Base Aérea n.º 5, com a importante tarefa de reorganizar a manutenção, a fim de a adaptar ao processo de alienação das aeronaves à Roménia.

Em outubro de 2015 foi nomeado Chefe do Gabinete do Tenente-General Comandante Aéreo.

Em janeiro de 2016 foi promovido a Tenente-Coronel e em junho desse ano assumiu as funções de Assessor Pessoal do General Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, onde, em regime de acumulação, desempenhou as funções de Coordenador Geral das Comemorações do 66.º Aniversário da Força Aérea, em Évora.

Atualmente é o Coordenador Geral das Comemorações do 67.º Aniversário da Força Aérea, em Viseu.

Da sua folha de serviço constam 18 louvores individuais, um louvor coletivo e as seguintes condecorações: Ordem de Avis grau Oficial; uma Medalha de Ouro de Serviços Distintos; duas Medalhas de Prata de Serviços Distintos; as Medalhas de Mérito Militar de 2.ª e 3.ª Classes; a Medalha da Cruz de São Jorge de 2.ª Classe; a Medalha de Mérito Aeronáutico de 2.ª Classe e as Medalhas de Ouro e Prata de Comportamento Exemplar.

Tem cinco livros publicados: 50 Anos da Base Aérea N.º 5; Forças Armadas Portuguesas; Força Aérea – 65 anos a Servir Portugal e os Portugueses; Base Aérea de Tancos 1921-1994; e Força Aérea – Rostos de Missão, Alma no Servir.

O Tenente-Coronel Aires Marques é casado com Isabel Maria e tem duas filhas, a Diana Filipa e a Maria Inês.