Conteúdo principal

O coronel Técnico de Pessoal e Apoio Administrativo António José Ferreira Gaspar nasceu a 13 de fevereiro de 1963, na freguesia e concelho do Montijo.

Foi incorporado na Força Aérea em 05 de janeiro de 1983, na Base Aérea n.º 2, Ota, tendo frequentado na Base Aérea nº 3, Tancos, o Curso de Formação de Oficiais Milicianos da especialidade de Serviço Geral que terminou em julho desse ano.

Enquanto oficial miliciano, desempenhou funções de Comandante da Esquadrilha de Instrução e de Comandante da Esquadrilha de Pessoal, na Base Aérea n.º 6, no Montijo, as quais interrompeu em setembro de 1987, para frequentar, no Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea, na Ota, o Curso de Formação de Oficiais, na especialidade de Técnicos de Pessoal e Apoio Administrativo. Após a conclusão do curso de ingresso nos Quadros Permanentes, que aconteceu em maio de 1989, regressou à Base Aérea nº 6, onde reassumiu as funções de Comandante da Esquadrilha de Pessoal. 

Posteriormente, em novembro de 1991, foi colocado no então Comando Operacional da Força Aérea (COFA) integrando a equipa que implementou o Grupo de Apoio do COFA, onde, para além de Comandante da Esquadrilha de Pessoal, desempenhou também as funções de Chefe da Secção de Aquisições e de Chefe do Gabinete de Ação Social. Cumulativamente, a partir de março de 2000, desempenhou várias funções no CAOC10 Monsanto, de onde se destacam as de Logistic Officer e as de Purchasing and Contracting Officer.

No ano letivo 2007/2008 frequentou, já graduado em major, no Instituto de Estudos Superiores Militares, o Curso de Promoção a Oficial Superior, tendo, posteriormente, sido colocado na Base Aérea nº 6 onde desempenhou as funções de Comandante da Esquadra de Pessoal. Em maio de 2011, foi transferido para o Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea, para o desempenho das mesmas funções.

Entre 2009 e 2011 exerceu, em regime de acumulação, funções na Companhia Geral de CIMIC, tendo exercido, durante o ano de 2010 e no mesmo regime, a chefia da Célula J9 do Estado-Maior do Comando Conjunto para as Operações Militares, no EMGFA.

Em janeiro de 2013 foi colocado no Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea, onde viria a desempenhar as funções de 2º Comandante.

Em dezembro de 2014 foi escolhido para desempenhar funções na Área Técnica de Recursos Humanos (ATIRH), na Direção de Serviços dos Sistemas de Informação, da Secretaria-Geral do Ministério da Defesa Nacional, a fim de integrar a equipa consultores internos para a implementação do módulo de recursos humanos do Sistema Integrado de Gestão (SIG-RH). Em outubro de 2017 assumiu o cargo de Coordenador da ATIRH, tendo liderado o projeto de implementação do SIG-RH na Força Aérea e no Exército, em 2018, e na Marinha, em 2019, tendo liderado também a 2ª fase do projeto de implementação e desenvolvimento do Sistema Integrado de Avaliação e Mérito dos Militares das Forças Armadas.

Em fevereiro de 2020, foi colocado na Instituto Universitário Militar (IUM) onde exerceu o cargo de Subdiretor do Centro de Investigação e Desenvolvimento do IUM.

Em 18 de dezembro de 2020 foi nomeado Chefe do Serviço de Documentação da Força Aérea.

Da sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações, das quais se destacam, a Medalha de grau Prata de Serviços Distintos, as Medalhas de Mérito Militar de 2ª e 3ª classe e as Medalhas de Prata e Ouro de Comportamento Exemplar.

O Coronel António Gaspar é casado e tem um filho.