Conteúdo principal

O Major-General Engenheiro Eletrotécnico Rui Fernando da Costa Ferreira nasceu em Coimbra, em 2 de setembro de 1969. É licenciado (pré-Bolonha) em Engenharia Eletrotécnica, Ramo de Telecomunicações e Eletrónica, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra; pós-graduado em Estudos da Paz e da Guerra pela Universidade Autónoma de Lisboa e está habilitado com os cursos curriculares de carreira.

Em 1995 foi colocado no Centro de Guerra Eletrónica da então Direção de Eletrotecnia do CLAFA, onde prestou serviço até 2009. Ao longo desses catorze anos, desempenhou funções de adjunto para a área de Eletronic Counter Measures, tendo vindo a ser nomeado Chefe do Centro de Guerra Eletrónica. Simultaneamente foi o representante nacional no Sub-Group 2 do Air Group III da NATO e no Eletronic Warfare Management System User Group. Participou nos grupos de trabalho do programa de aquisição do Sistema de armas EH 101 e no programa de modernização do C‐130H. Foi responsável pela área de Guerra Eletrónica nos programas F‐16MLU, no programa de aquisição do sistema de armas C‐295M e do P-3.

De agosto de 2009 a 2013 exerceu o cargo de Senior National Representative no F 16 Multinational Fighter Program no Air Force Materiel Command em Wright Patterson Air Force Base, Ohio, Estados Unidos da América. Em acumulação exerceu funções no Portuguese Liaison Office, gabinete de representação da Força Aérea Portuguesa no Air Force Security Assistance Cooperation, tendo vindo a assumir a sua chefia.

Em agosto de 2013 assumiu a Chefia da 4ª Repartição da Direção de Manutenção de Sistemas de Armas, serviço responsável pela gestão de manutenção dos sistemas de armas Alpha-Jet, Epsilon, Chipmunk, Planadores e Aeronaves do Museu do Ar.

Em setembro de 2015 foi nomeado chefe da Divisão de Comunicações e Sistemas de Informação do Estado-Maior da Força Aérea, tendo acumulado as funções de Administrador de Informação da Estrutura Superior da Força Aérea.

De outubro de 2017 a novembro de 2019 exerceu as funções de Diretor de Ensino na Academia da Força Aérea.

Em agosto de 2020, após a conclusão do Curso de Promoção a Oficial General, assumiu as funções de Subdiretor da Direção de Engenharia e Programas, tendo tomado posse como seu Diretor em 29 de dezembro de 2020.

A 10 de janeiro de 2022 tomou posse do cargo de Diretor da Direção de Manutenção de Sistemas de Armas.

Ao longo da sua carreira militar o Major-General Rui Ferreira foi agraciado com várias condecorações e louvores das quais se destacam a Medalha de Serviços Distintos de grau prata, Medalha de Mérito Militar de 2.ª classe e a Medalha de Mérito Aeronáutico de 1.ª classe.