O Major Técnico de Manutenção de Material Electrotécnico Joaquim Isaías de Oliveira Monteiro, nasceu na freguesia de Alverca, concelho de Lisboa, no dia 31 de maio de 1971. Local onde residiu até aos 15 anos, tendo-se mudado nessa altura, com os seus pais, para freguesia de Mezio, Castro Daire, local onde permaneceu até ingressar na Força Aérea no dia 2 de julho de 1990.

Ingressou no Curso de Formação de Praças Especialistas, Mecânico de Electrónica em setembro de 1990 na Escola Militar de Eletromecânica em Paço de Arcos. Após a conclusão do curso, em julho de 1991, foi colocado na Base Aérea N.º 4. Nesta Unidade executa ações de manutenção no setor Rádio-Terra até setembro de 1992, ano em que ingressou no Curso de Formação de Sargentos, na mesma especialidade e na mesma escola.  

Foi colocado em 1995 no setor de Radar e Navegação da Base Aérea N.º 6, onde foi responsável pelos 2.º e 3.º escalões de manutenção de inúmeros equipamentos das aeronaves C-130 Hércules, P3-P Orion e SA-330 Puma, nomeadamente, radares, Identification Friend or Foe (IFF), TACAN, sistema de deteção e exploração de sono boias.

Entre 2002 e 2004, esteve colocado no Depósito Geral de Material da Força Aérea no Setor de Eletrónicos onde garantia o funcionamento de vários sistemas da torre de controlo, nomeadamente, os emissores-recetores Ground-Air-Ground, consola de trabalho dos operadores de controlo aéreo e do sistema de gravação de voz, bem como outros sistemas da Unidade, emissores-recetores do serviço móvel terrestre e central telefónica.

Ingressou em 2004 no Curso Bacharel de Tecnologias Militares Aeronáuticas – Técnico de Manutenção de Material Electrotécnico.

Passou a exercer em janeiro de 2008, funções de Comandante da Esquadrilha de Manutenção de Material Eletrotécnico de Terra no Centro de Formação Militar e Técnica, em Ota.

Em janeiro de 2010, é colocado no Centro de Manutenção Eletrónica (CME) na função de chefe da área de Transmissão, Comutação e Redes e onde permaneceu até setembro de 2018, altura em que ingressa no Curso de Promoção a Oficial Superior (CPOS). Foi durante esta colocação no CME que frequentou também o Curso Básico de Comando em 2013.

Em fevereiro de 2019 e após o CPOS assume as funções de Comandante da Esquadra de Manutenção Base na Base Aérea N.º 1, até novembro de 2021.

Foi promovido ao atual posto no dia 25 de maio de 2022.

A 18 de novembro de 2021 tomou posse como Comandante da Estação de Radar N.º 1.

Da sua folha de serviço constam diversas condecorações e vários louvores, das quais se destacam a Medalha de Mérito Militar de 3.ª Classe e a Medalha de Ouro de Comportamento Exemplar.

O Major Joaquim Monteiro é casado com Ana Barroso e tem dois filhos, o Tomás e o Hélio.