O Major Engenheiro Eletrotécnico Arnaldo Nuno Matos Fonseca nasceu a 11 de dezembro de 1986 em Modivas, Vila do Conde.
Ingressou na Academia da Força Aérea em setembro de 2004, onde concluiu o Mestrado em Ciências Militares Aeronáuticas – Engenharia Eletrotécnica, Ramo Aviónica. Desenvolveu a tese de mestrado na área do controlo cooperativo de aeronaves não tripuladas, no âmbito do PITVANT, um projeto de investigação conjunto entre Academia da Força Aérea e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Em abril de 2011, foi colocado na 3.ª Repartição da Direção de Manutenção de Sistemas de Armas como Adjunto do Gestor do Sistema de Armas EH101.
Em março de 2013, é transferido para a Base Aérea n.º 6, Montijo, sendo colocado na Manutenção da Esquadra 751 como Chefe do Setor de Documentação, Planeamento e Programação. Durante a colocação na Base Aérea n.º 6, progride para Chefe da Área de Planeamento e Controlo da Manutenção da Esquadra 751.
Em agosto de 2015, regressa à 3.ª Repartição da Direção de Manutenção de Sistemas de Armas, assumindo novamente a posição de Adjunto do Gestor do Sistema de Armas EH101, posição que manteve até setembro de 2022. Neste período chegou a acumular a função de Chefe da 3.ª Repartição da Direção de Manutenção de Sistemas de Armas e de Gestor do Sistema de Armas EH101.
Em setembro de 2022 toma posse como Comandante da Estação de Radar n.º 2, sendo promovido ao posto de Major em outubro de 2022.
Ao longo do seu percurso foi responsável por diversos projetos no âmbito do Sistema de Armas EH101, sendo de salientar: o inventário global às aeronaves realizado em 2013; a participação na definição de requisitos, desenvolvimento e teste do módulo de gestão de ordens técnicas GOTA do sistema PLUS; a investigação aos incidentes com motores do EH101 em 2017; a negociação do contrato GSP de suporte de motores com a empresa Safran Helicopter Engines; e por fim a definição de requisitos e negociação do contrato IPA de suporte técnico e logístico ao EH101 com a empresa Leonardo Helicopters.
Foi também, por diversas vezes, o representante da Força Aérea nas conferências internacionais de operadores do Sistema de Armas EH101, sendo o interlocutor tanto com as outras nações como com a indústria, para assuntos relacionados com o suporte técnico e logístico.
Relativamente a exercícios militares, teve oportunidade de participar em três edições do Hot Blade (2012 a 2014), como oficial de ligação das nações estrangeiras e como oficial de manutenção do destacamento da Esquadra 751.
Dos cursos de formação que teve oportunidade de realizar, destaca-se o Master in Business Administration do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa.
Na sua folha de serviço constam três louvores e uma Medalha de Comportamento Exemplar grau Prata.
O Major Arnaldo Fonseca é casado e tem uma filha.