Conteúdo principal

O Sargento-Mor Paulo Alexandre Nóbrega de Albuquerque e Castro nasceu em Huambo, Angola, em agosto de 1964.

Em julho de 1982 ingressou na Força Aérea Portuguesa na Base Aérea N.º 3,  em Tancos, para o cumprimento do serviço militar em regime de voluntariado, tendo jurado bandeira a 25 de agosto do mesmo ano.


Em março de 1983 terminou no CI2 - BA2 o Curso de formação de Praças / Regime Contrato na especialidade de Mecânicos de Material Aéreo (MMA), tendo sido colocado no Comando Aéreo dos Açores – Base Aérea N.º 4 (BA4), exercendo funções na manutenção da aeronave Fiat G91 como Auxiliar de Mecânico desta aeronave.

Em setembro de 1984 iniciou o Curso de Formação de Sargentos do Quadro Permanente que terminou em fevereiro de 1986, tendo sido colocado na Base Aérea N.º 5, em Monte Real a desempenhar funções na manutenção da aeronave A7P CORSAIR.

Em fevereiro de 1987 acompanhou a transferência da aeronave T33A para a Base Aérea N.º 11, em Beja a desempenhar funções manutenção da aeronave T33-A até abril de 1989.

De abril de 1989 a setembro de 1993 esteve colocado na Base Aérea N.º 6, no Montijo, a desempenhar funções na manutenção da aeronave Fiat G91.  Desempenhou funções como mecânico da Aeronave e Chefe de Equipa de Manutenção.

Entre maio de 1993 e julho de 1993 esteve na República Alemã para formação em Sistemas de Climatização e Pressurização da aeronave Alpha-Jet, tendo em setembro desse ano sido colocado na Base Aérea N.º 11 onde desempenhou funções na manutenção de 2º escalão e de linha da frente desta aeronave. No decorrer destas funções esteve em França na Lucas Aerospace a obter qualificações para efetuar a reparação e revisão geral da Válvula Anti-G da aeronave Alpha-Jet.

Em setembro de 2000 foi movimentado para a manutenção da Esquadra 101. Entre abril e maio de 2001 efetuou o Curso de Instrução Teórica da aeronave TB-30 Epsilon. Nesta manutenção desempenhou funções de mecânico da aeronave, Inspetor de Produção, Inspetor de Certificação e Responsável pela Formação e Uniformização. No âmbito da manutenção desta aeronave efetuou várias formações, destacando-se as efetuadas nos Estados Unidos da América na Lycoming Service School em abril de 2005, entre abril e maio de 2006 a formação em Auditorias da Qualidade, em março de 2007 a formação de Medição e Análise de Vibrações, em janeiro de 2008 as formações de Inspeção, Reparação e Revisão Geral de Orgãos Hidráulicos da aeronave Epsilon e de RUN-UP da mesma aeronave. Entre abril e maio de 2011 efetuou também o Curso de Instrução Teórica da aeronave Chipmunk MK20.

Em junho de 2008 até junho de 2009 esteve em Angola na Escola de Pilotos da Força Aérea Nacional de Angola (FANA) onde desempenhou funções como Assessor de Manutenção e formador.

Em junho de 2009 regressou à Manutenção da Esquadra 101 - "Roncos", para desempenhar as anteriores funções na manutenção da aeronave TB-30 Epsilon.

Em setembro de 2009 acompanhou a transferência da Esquadra 101 para a Base Aérea N.º 1, em Sintra, onde se manteve até agosto de 2011.

Em agosto de 2011 foi colocado na Base Aérea N.º 11 na manutenção da Esquadra 601 - "Lobos". Nesta esquadra desempenhou as funções de Responsável da Qualidade e Aeronavegabilidade e Chefe da Área de Inspeções e Reparações. No âmbito da manutenção desta Esquadra participou em várias missões internacionais como Air Policing Lituânia em novembro e dezembro de 2014, Eunavformed - Sophia Itália em maio e junho de 2016, outubro e novembro de 2017.

Em dezembro de 2018 foi movimentado para o Gabinete da Qualidade e Aeronavegabilidade da Base Aérea N.º 11 onde desempenhou funções de Responsável pelas qualificações e formação. Para o exercío da função efetuou várias formações das quais se destaca: Formação Na Norma NP EN ISO 9001:2015, Sistema De Gestão Da Qualidade E Aeronavegabilidade e Auditorias.


Em novembro de 2021 foi colocado no Centro De Formação Militar e Técnico da Força Aérea, em Ota, onde desempenhou a função de Assessor do Comandante para a Categoria de Sargentos até junho de 2023.

A 28 de junho de 2023, a convite de Sua Excelência o General Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), assumiu as funções de Assessor do General CEMFA para a Categoria de Sargentos.

Foi eleito para os Conselhos de Especialidade da Força Aérea de março de 2016 a maio de 2018 e de março de 2021 a maio de 2023 desta feita como Membro Eleito Comum.

Da sua folha de serviço constam oito louvores, tendo sido agraciado com as seguintes condecorações: Medalha OTAN - Baltic Air Policing Mission Medal, EU - The Common Security Defence Policy Service Medal, Medalha Comemorativa Comissão de Serviços Especiais, Medalha de Mérito Aeronáutico - 4.ª classe, Medalha de Mérito Militar - 4.ª classe, Medalha De Serviços Distintos - Distintivo Individual (Coletiva) e a Medalha De Serviços Distintos - Grau Prata.

O Sargento-Mor Castro temo uma filha, a Rafaela, e dois netos a Beatriz e o Francisco.