Conteúdo principal

Esquadras 751 e 502 efetuam resgate a mais de 800km da Terceira

A Força Aérea resgatou hoje, dia 22 de abril, um passageiro do navio “Thomson Dream”, a cerca 839 quilómetros a Sudoeste da Ilha Terceira. O indivíduo, de 75 anos e nacionalidade britânica, necessitava de assistência médica urgente.

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes) planeou e coordenou toda a atividade aérea, tendo sido empenhadas duas aeronaves: o helicóptero EH-101 Merlin, da Esquadra 751 – “Pumas”, com uma equipa de emergência médica a bordo; e o avião C-295M, da Esquadra 502 – “Elefantes”, para fazer a deteção inicial da embarcação – devido à distância a que a mesma se encontrava.

O pedido de auxílio chegou ao RCC Lajes pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada) durante a noite de 21 de abril. A necessidade de resgate havia sido determinada pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODUMAR) do INEM.

A extração do passageiro foi efetuada através do EH-101 Merlin, tendo o paciente sido depois transportado até ao aeroporto da Horta. Em seguida, procedeu-se à transferência do britânico para uma aeronave C-295M e ao transporte do mesmo até ao aeroporto de Ponta Delgada. O encaminhamento para Hospital do Divino Espírito Santo foi, por sua vez, efetuado por uma ambulância que já estava preparada no local.

Ainda no dia 22 de abril, o helicóptero EH-101 Merlin destacado no Porto Santo foi ativado para realizar o transporte urgente de dois doentes. E o C-295M destacado nas Lajes foi mobilizado para transportar um outro paciente.