Conteúdo principal

Força Aérea resgata passageiro doente do navio "Queen Mary 2"

O Helicóptero EH-101Merlin da Esquadra 751 - "Pumas" foi empenhado para realizar o resgate de um doente do navio de cruzeiro "Queen Mary 2" no dia 08 de maio. O paciente, de 84 anos e nacionalidade Inglesa, necessitava de assistência médica urgente.

O pedido de auxílio chegou ao Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) por volta das 22h00 do dia 07 de maio. Após avaliação do Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODUMAR) do INEM, foi determinada a necessidade urgente de extração do paciente por via aérea.

Por solicitação do MRCC Lisboa, a Força Aérea através do seu Centro Coordenador de Busca e Salvamento Aéreo de Lisboa (RCC Lisboa) empenhou o helicóptero EH-101 Merlin, com uma equipa de emergência médica do INEM a bordo.

A extração do passageiro foi efetuada com sucesso a sul da Ponta de Sagres por volta das 02h00 tendo este sido transportado até ao Aeroporto Internacional de Faro, onde já se encontrava uma ambulância do INEM que encaminhou o doente para o Hospital de Faro.  

As condições atmosféricas eram bastante adversas, verificando-se chuva forte, ondulação de cerca de 03 metros e vento sudoeste na ordem dos 50 km/h.

Uma missão de interesse público realizada em conjunto pela Força Aérea, Marinha e INEM fazendo jus ao lema "Para que outros vivam".