A Força Aérea em resposta a um pedido de auxílio por parte do Centro Coordenador de Busca e Salvamento de Halifax (RCC Halifax) - Canadá, empenhou, esta sexta feira dia 20 de maio, um P3-C CUP+ da Esquadra 601, para investigar um sinal de emergência a cerca de 1300km a norte da Ilha Terceira.
O Centro Coordenador de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes), após solicitação do RCC de Halifax empenhou a aeronave da Esquadra 601, que descolou da Base Aérea Nº11 para se juntar a um C-130 da Força Aérea Canadiana, também enviado para realizar buscas.
O P3-C CUP+ chegou ao local às 19:00 (hora de Lisboa) e, após contacto com RCC Lajes, iniciou buscas, já na zona de responsabilidade do Canadá - SRR Halifax. O objetivo era localizar uma embarcação que estaria a emitir um sinal de emergência, e saber se esta se encontrava em risco ou apenas com alguma avaria no equipamento de emergência (designado de EPIRB – Emergency Position-Indicating Radio Beacon).
Após duas horas de buscas na zona, a aeronave da Força Aérea localizou a embarcação, um pequeno Veleiro, com o nome de "Little Else". O único tripulante, reportou que estava a navegar em perfeitas condições, no entanto com uma avaria na EPIRB, o que originou o falso pedido de auxilio.
O P3-C CUP+ regressou a Beja, depois de dez horas e meia de voo, e mais de 4000km percorridos.
Uma missão realizada com sucesso pela Força Aérea em estreita cooperação com o Canadá, com um único objetivo: A Salvaguarda da Vida Humana.