Portugal participou juntamente com Espanha, no MORSA, um exercício de Busca e Salvamento Aéreo.
A participação neste exercício resulta do cumprimento do SAREP, protocolo estabelecido entre Portugal e Espanha para a cooperação em operações SAR. Anualmente tem duas fases, a SAMAR (Busca e Salvamento em ambiente marítimo) e a SATER (Busca e Salvamento em ambiente terrestre) e visa o empenhamento de meios das duas nações.
A fase SATER do MORSA 16 foi organizada pelo Centro Coordenador de Busca e Salvamento Aéreo de Madrid (RCC Madrid) e decorreu na província de León, Norte de Espanha, com a ação a decorrer nos dias 17 e 18 de Maio.
Tendo sido coordenado e agilizado em conjunto com o Centro de Busca e Salvamento Aéreo de Lisboa (RCC Lisboa), o exercício simulou a queda de uma aeronave de lançamento de paraquedistas, tendo uma componente noturna no dia 17 e uma componente diurna no dia 18.
Além do C295-M da Força Aérea Portuguesa, estiveram envolvidos um AS332 Super Puma e um CN235, ambos do Ejercito del Aire de Espanha, um helicóptero BO 105 da Guardia Civil de Espanha.
Este exercício visa treinar a coordenação entre os Centros de Busca e Salvamento adjacentes, no emprego adequado dos meios aéreos para localizar sobreviventes em terra, resultantes de um acidente com uma aeronave.