O C-295M da Força Aérea que está ao serviço da agência FRONTEX participou numa missão de busca e salvamento, em apoio da fragata holandesa HNLMS Van Amstel, que resultou no salvamento de 244 pessoas.
Esta missão, realizada no dia 15 de junho, ocorreu na zona de Busca e Salvamento de Malta, fora da área de vigilância atribuída ao destacamento português, na sequência de um pedido de colaboração efetuado pelo Rescue Coordination Center de Malta à FRONTEX.
Por se tratar de uma área de vigilância não atribuída, o International Coordination Center de Roma, através do Oficial de Ligação Nacional, solicitou ao Comando Aéreo a necessária autorização para redireccionar o C-295M português, com a máxima urgência, para a área em questão.
Concedida essa autorização, o avião operado pela Esquadra 502 – “Elefantes” seguiu para a zona identificada e apoiou a fragata holandesa no salvamento de 181 homens, 23 mulheres e 40 menores.
Esta Força Nacional Destacada participa na Operação JO TRITON 2016, a partir de Sigonella, Itália, até ao dia 30 de junho.
Fotografia cedida pela Marinha Holandesa
Fotografia cedida pela Marinha Holandesa