A Base Aérea N.º6 (BA6), no Montijo, assinalou o 63.º Aniversário no dia 22 de junho. A cerimónia militar foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Manuel Teixeira Rolo, e contou com a presença de altas entidades militares e civis.
Ao usar da palavra, o Comandante da Unidade, Coronel António Temporão, destacou as 7082 horas voadas em 2015 pelas aeronaves sediadas na BA6, no estrito cumprimento de missões operacionais, quer em território nacional, quer internacional.
“Estas missões, no contexto da Segurança e Defesa Colectiva e bem-estar da população, traduziram-se na execução de missões de transporte aéreo geral e vertente tática, em missões de transporte aeromédico, em missões de vigilância em ambiente marítimo e em missões de busca e salvamento”, referiu o Comandante.
“Fizemo-lo com extraordinário empenho, 24 horas por dia, sete dias por semana, trezentos e sessenta e cinco dias por ano, sem interrupção, primariamente no Espaco Estrátegico de Interesse Nacional, com homens e mulheres, militares e civis altamente qualificados, que se dedicam com nobreza à Causa do Ar e, por conseguinte, à Forca Aérea”, acrescentou o Coronel Temporão.
O Dia de Unidade ficou marcado por uma homenagem aos mortos da Força Aérea, pela imposição de condecorações a alguns militares e civis e pela entrega do pergaminho dos 25 anos de serviço a uma funcionária civil. A cerimónia terminou com o desfile das forças em parada.