Conteúdo principal

Prémio Defesa Nacional e Ambiente 2015 atribuido à ER4

Os ministérios da Defesa Nacional e do Ambiente atribuíram o ‘Prémio Defesa Nacional e Ambiente 2015’ “à Estação de Radar n.º 4 (ER4) no Funchal.

O anúncio da atribuição do galardão foi feito no dia 14 de novembro, em Diário da República, através de despacho conjunto do ministro da Defesa Nacional, José Alberto de Azeredo Ferreira Lopes, e do ministro do Ambiente, João Pedro Soeiro de Matos Fernandes.

Este prémio "destina-se a galardoar a unidade, estabelecimento ou órgão das Forças Armadas que, de acordo com os princípios da defesa nacional, melhor contributo preste para a qualidade do ambiente, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável", pode ler-se no despacho.

Esta distinção, lê-se também, "constitui um contributo exemplar para a integração das preocupações ambientais na atividade militar".

Recorde-se que a Estação de Radar n.º 4, situada a 1.813 metros de altitude, no Pico do Areeiro, começou a transmitir o primeiro sinal para o Centro de Relato e Controlo de Monsanto a 09 de maio de 2012.

A ER4 foi ativada no dia 18 de fevereiro de 2013 e, desde então, opera 24 horas por dia, durante todo o ano, sendo parte integrante e fundamental do projeto de extensão do “Sistema de Comando e Controlo Aéreo de Portugal” (SICCAP) ao arquipélago da Madeira.