Conteúdo principal

Força Aérea realiza salvamento sob condições adversas

A Força Aérea efetuou ontem o resgate aeromédico de um tripulante do navio Luctor, com bandeira do Panamá, a cerca de 600 Km a Noroeste do Montijo. O paciente, do sexo masculino e de nacionalidade indiana, precisava de assistência médica urgente.
 
Após solicitação do Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (Marinha), o Centro Coordenador de Busca e Salvamento Aéreo de Lisboa(Força Aérea) ativou as tripulações do helicóptero EH-101 Merlin e da aeronave C-295M. As aeronaves descolaram da Base Aérea N.º6 - no Montijo pelas 20h15.
 
O helicóptero da Força Aérea chegou à zona de operações pelas 22h45, onde já se encontrava o C-295M, que realizou o primeiro contacto com o navio. O resgate do tripulante foi realizado com sucesso, sob condições atmosféricas muito adversas.
 
O EH-101 Merlin da Esquadra 751 -“Pumas” e o C-295M da Esquadra 502 – “Elefantes” dirigiram-se para o Aeródromo de Trânsito N.º1, em Lisboa, onde os esperava uma ambulância do INEM, que encaminhou o paciente para uma unidade hospitalar.
 
No total foram efetuadas 10h20 de voo, com mais uma vida salva.