Conteúdo principal

C-130H Português transporta feridos de atentado no Mali

Uma Aeronave C-130 Hércules da Força Aérea Portuguesa, ao serviço da Organização das Nações Unidas (ONU), na missão MINUSMA (United Nations Multidimensional Integrated Stabilization Mission in Mali), transportou, no dia 20 de janeiro, vários feridos, resultantes de um atentado no Campo Militar do Mécanisme Opérationnel de Coordination (MOC) em Gao - Mali.
 
A 18 de janeiro, a aeronave e os militares da Força Nacional Destacada foram empenhados para realizar apoio logístico no teatro de operações, tendo transportado, para o local do atentado, as equipas médicas da MINUSMA e uma equipa médica militar portuguesa.
 
Devido às características da aeronave C-130 Hércules, que permitem o transporte e evacuação de feridos, esta foi empenhada, no dia 20 de janeiro, dois dias depois do atentado, para realizar o transporte médico de onze feridos do aeroporto de Gao para a capital do Mali, Bamako.
 
A Força Nacional Destacada, que comanda atualmente o Campo Bifrost em Bamako, é composta por cerca de 60 elementos da Força Aérea e 6 do Exército, estará seis meses neste país africano, sob a égide das Nações Unidas. O contingente é composto, para além dos militares, por uma aeronave C-130H da Esquadra 501 – “Bisontes”.

Veja aqui o vídeo



Veja aqui as fotografias